Postos de combustível: 6 dicas de manutenção para ficar atento

A manutenção preventiva em um posto de combustível é considerada uma prática obrigatória. Além de contribuir para o funcionamento adequado, essa prática mantém a segurança e a integridade de todos os equipamentos.

Assim como acontece em um automóvel, a manutenção garante identificar possíveis falhas antes que elas aconteçam. Por isso, conhecer algumas dicas de manutenção faz toda a diferença para manter o posto mais produtivo e seguro para atender os seus clientes.

Quer conhecer algumas dessas dicas e checar se o seu estabelecimento está cumprindo com as exigências? Veja agora quais são as principais práticas de manutenção que o seu posto de combustível deve seguir!

1. Faça a checagem periódica dos equipamentos e mecanismos

Por uma questão ambiental, um posto de combustível precisa realizar manutenções periódicas dos seus equipamentos e mecanismos, a fim de evitar danos ao meio ambiente.

Entretanto, apesar da sua importância, não são todos os postos que se preocupam com esse assunto, obtendo gastos cinco vezes maiores com as próprias correções no futuro, além de arcar com processos administrativos em decorrência de eventuais danos ao meio-ambiente, como nos casos de vazamento de combustível, por exemplo.

Dessa maneira, ao fazer essa checagem, você garante mais segurança ao seu posto, evitando multas e demais despesas posteriormente.

2. Limpe as bombas apenas com água e sabão

A bomba de combustível é um dos equipamentos mais utilizados em um posto. No entanto, manter sua limpeza e higienização é importante para prolongar sua duração e deixar um aspecto agradável para todos os clientes.

Contudo, essa limpeza precisa ser realizada apenas com água e sabão, sendo desnecessário o uso de esponjas e produtos abrasivos.

3. Confira os quadros elétricos de distribuição de energia

Sem dúvida, os quadros elétricos de distribuição de energia também merecem uma atenção especial. Nesse caso, será necessário fazer dois tipos de manutenção: a corretiva e a preventiva.

Na primeira, a manutenção é programada com base nos dados do fabricante; já a segunda permite restaurar danos causados por acidentes ou possíveis paralisações do maquinário.

4. Troque o filtro do diesel regularmente

Ao trocar o filtro regularmente, o seu posto de combustível estará garantindo um bom funcionamento do equipamento, sem falar no quanto prolongará a qualidade do próprio combustível.

Além disso, informar os clientes sobre essas ações de manutenção ajuda a aumentar as vendas e a credibilidade do posto.

5. Verifique a funcionalidade de todos os equipamentos

Não é só a bomba de combustível que merece atenção. Realizar manutenção de suas mangueiras, correias, densímetros, bicos e também dos lacres dos tanques é uma maneira eficiente de prevenir acidentes e surpresas desagradáveis no futuro, além de colaborar com a própria segurança dos seus clientes e funcionários.

6. Ofereça treinamentos aos funcionários em seu posto de combustível

As manutenções em um posto de combustível fazem parte do conhecimento que precisa ser compartilhado com todos os funcionários.

Por isso, se você deseja efetivar essas dicas de manutenção, é interessante oferecer também treinamento aos colaboradores, com o objetivo de deixá-los atualizados sobre os procedimentos necessários.

Gostou de conhecer essas dicas de manutenção para o seu posto de combustível? Quer continuar por dentro de outros conteúdos como esse? Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades que postamos aqui no seu e-mail!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

4 comentários em “Postos de combustível: 6 dicas de manutenção para ficar atento”

  1. Edvaldo Firmino Santos disse:

    Estas são sem dúvidas dicas de grande valia, muito proveitosa.São alertas de grande interesse pra quem está no ramo ou ingressando em postos de combustíveis. Obrigado a todos da minaspetro pelos esclarecimento não só desse assunto como também pelos outros tópicos nesta questões relacionadas a postos de combustíveis.

    1. admin disse:

      Olá Edvaldo. Tudo bem?

      Nós é que agradecemos a sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Parabéns pela iniciativa em procurar aprimorar-se em relação ao setor.

      Desejamos sorte a você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  2. valdomiro cabral disse:

    BOA NOITE A TODOS! GOSTEI BASTANTE DESTE DAS DICAS, SÃO BASTANTE DIRETAS SIMPLES E OBJETIVAS.PARABÉNS! NOTA 10000000

    ESPERO PODER RECEBER MAIS INFORMAÇÕES, PRINCIPALMENTE FINANCEIRA.

    1. admin disse:

      Olá Valdomiro. Tudo bem?

      Nós é que agradecemos a sua visita ao Blog. Fique ligado que toda semana tem post fresquinho para lhe ensinar um pouco mais sobre este segmento.

      Desejamos sucesso em seu empreendimento.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!