Por que se preocupar com a satisfação dos clientes no posto de combustível?

Um posto de combustível precisa sempre buscar a satisfação dos clientes. Este é o ponto mais importante para conquistar um lugar de destaque neste mercado.

Existem muitos fatores que podem contribuir com a avaliação do público sobre um estabelecimento. Porém, o objetivo final é transformar clientes pontuais em clientes fiéis.

Tendo conhecimento disso, reunimos neste texto algumas dicas que vão lhe ajudar a oferecer um atendimento inesquecível no seu posto. Continue a leitura!

Capacite seus funcionários para oferecerem um bom atendimento

Motive seus colaboradores e capacite-os para que eles saibam como oferecer um bom atendimento. Assim, a equipe estará preparada para tirar as eventuais dúvidas dos consumidores. Também é importante instruir a forma correta de se relacionar com eles.

Além da abordagem correta, também é preciso tomar mais alguns cuidados:

  • os frentistas devem cuidar da sua aparência e higiene pessoal, mantendo o uniforme sempre bem alinhado;
  • mantenha o posto de combustível limpo e organizado;
  • não use palavrões e palavras negativas;
  • nunca se aproxime muito dos clientes. Respeite a individualidade e a privacidade deles. 

Supere as expectativas

Ofereça a cada um dos seus clientes, sem exceção, o máximo que você puder, procurando melhorar a experiência do consumidor, seja em forma de promoções, seja na qualidade do produto ou serviço. 

Realize um atendimento diferenciado para demonstrar ao seu cliente o quão importante ele é para sua marca. Priorize esse tipo de atitude.

Estabeleça programas de fidelidade

Crie um cartão fidelidade e faça uma promoção em que a cada abastecimento será registrada a quantidade de litros e, quando for atingido um valor X de litros, o cliente ganha uma lavagem rápida.

Vale ressaltar que a lavagem rápida é aquela que dura no máximo 30 minutos. Se você deseja investir nesse tipo de serviço — e na verdadeira satisfação dos clientes —, ele precisa ser ágil e de qualidade, para não afastar o cliente por causa da demora.

Mantenha seu posto bem sinalizado

Mas o que isso significa, afinal? Como fazer isso? Confira: 

  • coloque placas de preços de combustível no sentido da via principal de veículos e, principalmente, no sentido contrário a via — caso o cliente se esqueça de observar o valor quando passar pelo posto;
  • utilize placas indicativas nas bombas quando elas estiverem inoperantes;
  • estabeleça a organização das leis de trânsito no pátio do seu posto;
  • organize as bombas para facilitar a manobra do motorista e aproveitar o espaço do seu pátio. Ex: Bombas em diagonal com atendimento dos dois lados;
  • indique de maneira explícita o tipo de combustível existente na bomba para que o cliente enxergue assim que chegar ao posto.

Ouça as reclamações e resolva os problemas

Esteja sempre pronto para ouvir as reclamações, e crie maneiras de resolver os problemas levantados. Muitos ainda têm receio de ouvir feedbacks negativos de seus clientes.

Porém, saber ouvir eventuais críticas e transformá-las em soluções eficazes demonstra que seu estabelecimento se importa com seus consumidores e tem interesse em agradá-los.

Ao implantar as dicas listadas acima no seu posto de combustível, a satisfação dos clientes será, certamente, positiva. Vá além do superficial e coloque-se no lugar do seu público para gerar um diferencial frente à concorrência!

Esperamos que o artigo de hoje possa ter te ajudado nesta empreitada. Para receber mais conteúdos interessantes como este, assine a nossa newsletter

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