Como montar uma equipe de sucesso no seu posto de combustível
O processo de gerenciamento de uma equipe campeã começa na escolhe de seus integrantes. É por esse motivo que saber como montar uma equipe de sucesso é fundamental para os gestores de um posto de combustível.
No post de hoje vamos mostrar como isso tudo pode — e deve! — ser pensado ainda antes da contratação dos colaboradores, como frentistas, caixas, assistentes administrativos e outros profissionais que fazem parte do dia a dia de um posto de combustível.
Ficou curioso? Então continue a leitura e confira as nossas dicas agora mesmo.
1. Saiba anunciar as vagas corretamente
As formas de anunciar as vagas de emprego que estiverem abertas no posto são diversas. Você pode optar desde um meio mais tradicional, como a sessão de classificados de um jornal, até outras que envolvem as novas mídias, como a divulgação em grupos de emprego nas redes sociais.
Independente disso, é importante saber redigir bem a vaga e deixar claro quais são os requisitos exigidos para que se ocupe a posição, por exemplo, de frentista.
Assim, uma pessoa que não se enquadra naquilo que é exigido pelo posto nem se candidata a vaga, evitando que o candidato e também os profissionais do RH do posto desperdicem tempo.
2. Defina um perfil ideal para os funcionários
Para que a equipe seja engajada e possua uma boa sinergia, é importante que todos os profissionais tenham perfis semelhantes e saibam trabalhar em equipe. Para isso, o papel de um psicólogo junto ao setor de RH pode ser algo interessante.
Esse profissional é habilitado para realizar testes psíquicos que denotam a personalidade de cada pessoa, podendo saber assim se ela é apta ou não para fazer parte da equipe do seu posto de combustível.
3. Evite processos seletivos muito longos
No momento da formação de uma equipe para um posto, não ter um processo seletivo muito longo é um detalhe importante. Isso acontece pelo fato de que um bom profissional pode acabar desistindo da vaga ou sendo contratado por um concorrente nesse meio-tempo.
O ideal é que os processos seletivos possuam no máximo três etapas, sendo que uma delas pode ser uma entrevista, a segunda uma apuração do desempenho do candidato em empregos anteriores e, finalmente, um teste prático para que o profissional demonstre se tem as habilidades necessárias para desempenhar a função para a qual está sendo selecionado.
4. Faça eventos motivacionais
Após ter a equipe formada, é importante que seus membros sejam sempre motivados para se manterem engajados e desenvolvendo um bom trabalho. Para isso, uma alternativa interessante é a promoção de eventos motivacionais.
Você pode convidar professores ou palestrantes para que ministrem cursos de aperfeiçoamento, palestras ou workshops sobre as áreas que estão relacionadas à um posto de combustível.
Isso, além de capacitar os colaboradores, também despertará neles o sentimento de que a empresa se preocupa com as suas formações. Essa prática, portanto, ajuda a reter talentos.
Tudo pronto para montar uma equipe de sucesso no seu posto de combustível? Que tal então compartilhar esse post nas suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a essas informações?