Gestão financeira: melhores práticas para o postos de combustível

Proprietários de empresas, incluindo os donos dos postos de combustível, desejam manter o seu estabelecimento funcionando bem e gerando lucros. Mas para alcançar esses objetivos é fundamental ter uma gestão financeira que envolva a avaliação de todas as despesas com os custos fixos e variáveis do período de um mês, trimestre ou ano.

As boas práticas aplicadas corretamente dentro dos setores financeiros podem levar os postos de combustível ao sucesso tão desejado. Portanto, lembre-se de que não é somente o gestor que deve estar atento às questões financeiras da empresa, mas sim toda a equipe que trabalha com as finanças do negócio.

Quer saber tudo sobre as melhores práticas de gestão financeira para os postos de combustível? Confira nosso artigo e aprenda!

Planejamento financeiro

Uma das melhores maneiras de desenvolver excelente gestão financeira é fazendo um planejamento estratégico. Para isso, todos os valores movimentados na empresa devem ser rigorosamente registrados, tanto as entradas quanto as saídas.

Utilizando essas informações é possível traçar um plano de ação para o melhor andamento dos negócios e as metas traçadas poderão ser mais facilmente alcançadas.

Controle de entradas e saídas

O controle do fluxo de caixa deve ser realizado com bastante empenho e todos os dados referentes a valores que entram e saem da empresa devem ser informados em uma planilha ou sistema de gestão apropriado.

Por menor que seja a quantia movimentada para o pagamento de despesas fixas, gastos com funcionários ou compras, deve ser anotada. Saiba que os pequenos montantes, quando movimentados diária ou mensalmente, podem significar uma grande quantia ao final de um período.

Portanto, lance todos estes dados em sua planilha de controle e você saberá exatamente quais foram os valores recebidos ou usados no pagamento das contas do seu posto de combustível.

Relatórios constantes

Outro ponto interessante e que pode fazer muita diferença nos resultados financeiros de um posto de combustível é fazer diariamente os relatórios de resultados.

Eles servem para verificar o quanto foi gasto e ganho durante o dia. Estas informações podem ser valiosas para as reuniões com a diretoria do estabelecimento ou para aumentar a credibilidade do negócio.

Os relatórios reúnem diversas informações que podem auxiliar você a tomar a decisão certa para o crescimento do seu negócio. Com os dados em mãos será possível identificar a possibilidade de reduzir despesas e ainda planejar formas para aumentar o lucro. 

Metas claras

Há um fator muito importante para realizar a gestão financeira de maneira adequada: a definição de metas. Compreenda que elas não devem ser muito fáceis de serem alcançadas, e nem muito difíceis de atingir, porém, devem ser efetivas. Algumas delas podem ser:

  • controle de despesas;
  • controle dos valores a receber;
  • crescimento das receitas.

Software de gestão financeira

Atualmente, a ferramenta mais eficiente e que faz toda a diferença na gestão financeira é o ERP, cujas siglas significam Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Corporativos. Entenda que com o uso de um bom sistema de gestão o acesso às informações se tornará mais fácil e rápido.

Estes sistemas podem ser acessados de qualquer local, tendo apenas a necessidade de usar um computador ou dispositivo móvel. Assim, todos os prazos para pagamentos, entrada e saída dos valores, bem como os impostos a pagar, estarão a apenas alguns cliques.

Basta você aproveitar o uso deste mecanismo e estará por dentro de tudo o que acontece na sua empresa. E mais, realizando todas as práticas citadas acima, o seu posto de combustível contará com uma gestão financeira eficiente. Consequentemente, os seus rendimentos aumentarão e o seu negócio será um grande sucesso.

Gostou de saber mais sobre as melhores práticas para uma boa gestão financeira em postos de combustível? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!