Listamos 4 processos para automatizar no posto de combustível

Gerenciar um estabelecimento é uma tarefa e tanto. Por isso, automatizar processos no posto de combustível é essencial: além de simplificar o controle e a rotina geral, você pode acessar diversas informações importantes, que servirão para tomar as melhores decisões comerciais.

A maior vantagem é a automação de tarefas sem a necessidade de interferência humana. Isso diminui erros e abrevia o tempo dos funcionários, que podem direcionar seus esforços a outras atividades.

Pensando em ajudar você, listamos quatro processos que podem ser automatizados no seu posto de combustível com o auxílio da tecnologia. Confira!

1. Vendas e precificação

Você, gestor, tem o costume de monitorar a concorrência regularmente? Então, já sabe que pode ser prejudicial ter preços mais elevados ou menos clientes e não detectar a causa exata para esse tipo de resultado.

Por meio de um software de precificação, é possível definir metas de valores para atingir objetivos periódicos (semanais, mensais ou anuais) conforme as necessidades do seu estabelecimento. Fazer isso é muito simples, pois a ferramenta aponta seu progresso em forma de gráficos e relatórios, dando praticidade à gestão de preços.

Sem contar que o sistema preza pela segurança do seu negócio, fazendo um backup automático dos dados por meio da computação em nuvem. Assim, você não perde registros importantes por falha técnica do dispositivo (celular, computador e tablet) ou falta de energia elétrica.

2. Gerenciamento de estoque

Muitos empreendimentos cadastram entradas e saídas de estoque em planilhas eletrônicas, mas essa tarefa está muito suscetível a erros que podem prejudicar o controle do negócio. O recomendado é usar uma ferramenta específica.

A automação do armazém garante praticidade, pois essa solução tecnológica é desenvolvida para receber tais dados com maestria — especialmente aquelas que computam registros integrados entre o posto de combustível e a loja de conveniência.

Produto parado é sinônimo de prejuízo financeiro. Logo, é preciso fazer um controle de estoque rigoroso para garantir que não ocorram excessos ou faltas. Com esse tipo de ferramenta, você identifica tendências de demanda da clientela, ou seja, supre a procura dos consumidores e não compra mercadorias com baixa saída.

3. Gestão financeira

O setor de finanças tem grande importância para o sucesso de um posto de combustível. Nele, é preciso gerenciar o faturamento, as contas a pagar e receber, os salários, o fluxo de caixa, os investimentos e tributos.

Um programa integrado pode fazer tudo isso de forma simultânea e em tempo real. As vantagens obtidas são:

  • reduzir o tempo de controle financeiro;
  • evitar multas;
  • melhorar o fluxo financeiro;
  • otimizar o cálculo das finanças
  • fazer previsões de custos e faturamentos.

Essa solução é uma “mão na roda” na hora coletar e gerir informações sobre todo o dinheiro que circula no seu estabelecimento.

4. Controle fiscal

A automação fiscal também é muito importante. Lembre-se de que a emissão de notas fiscais já é quase uma obrigação comercial para qualquer venda, portanto deve ser muito precisa para evitar problemas.

Devido ao grande volume de movimentações financeiras, muitas vezes com preços ligeiramente pequenos, fazer o envio manual de cada NF pode ser muito trabalhoso e maçante. O sistema foi desenvolvido justamente para resolver essa demanda, pois traz funcionalidades que permitem emitir as notas e fazer o repasse fiscal com os sistemas do fisco de forma automática. Assim, fica muito mais fácil conferir o caixa.

E então, o que achou da lista de processos para automatizar no seu posto de combustível? Para garantir o crescimento financeiro e operacional do estabelecimento, é importante que essas tarefas e obrigações sejam executadas com precisão e rapidez — resultado que só a tecnologia pode proporcionar.

Se você curtiu este material e pretende ficar por dentro das novidades sobre a gestão de postos de combustível, assine nossa newsletter!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!