Como o Pix otimiza a rotina do seu posto de combustível?

Para os empresários do ramo de postos de combustível, um simples centavo faz diferença na composição dos preços. Sendo assim, quanto mais rápido os seus recebíveis entrarem no caixa, melhor será o aproveitamento do dinheiro para investimentos e acerto de contas. Você sabia que o Pix pode ser seu aliado nessas transações?

Atualmente, os mais variados veículos de comunicação têm falado constantemente sobre o Pix, mas será que você conhece as funcionalidades dessas três letras? Elaboramos este artigo para esclarecer esse assunto. Confira.

 O que é Pix?

O Pix é a mais recente maneira de efetuar transferências e pagamentos de maneira instantânea, em cerca de dez segundos, durante as 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. Ele foi disponibilizado pelo Banco Central do Brasil para todas as pessoas físicas e jurídicas do país. Foi anunciado em fevereiro de 2020 e implantado em 16 de novembro do mesmo ano.

Os especuladores financeiros acreditam que, com a chegada do Pix, o TED e o DOC se tornarão obsoletos. Isso se dá pelo fato de que seus custos e prazos de transação são mais elevados que os dessa nova solução, além de demorarem mais tempo para compensação.

Qual é a diferença entre Pix, TED e DOC?

TED significa transferência eletrônica disponível. Ele deve ser feito até as 17h e não são estipulados limites máximos para movimentações. Já o DOC é o documento de ordem de crédito, os valores vão para a conta do destinatário somente no dia útil seguinte e tem limite de R$4.999,99. Ambos têm custo por transação que varia por instituição e, de acordo com o pacote escolhido pela empresa, as taxas podem ser abatidas. Nos dois, as transações só podem ser feitas em dias úteis.

Em contrapartida, as taxas do Pix são opcionais e a instituição pode optar por não cobrar ou aderir a um valor simbólico. Para transferir, receber ou pagar basta ter uma chave Pix, não é necessário inserir todos os dados do destinatário, como número de agência, de conta, de CNPJ ou CPF — como o TED e o DOC exigem.

O que é a chave Pix?

A chave Pix é uma informação que a empresa escolhe para executar as transações. Pode ser o número do CNPJ, o telefone, o e-mail, um número aleatório ou um QR code gerado pela instituição. Assim, não é preciso mais fornecer todos os dados da conta bancária.

Quais as vantagens do Pix para os postos de combustível?

As principais vantagens do Pix para os postos são:

  • rapidez e eficiência nas transações;
  • acessibilidade para todos os clientes;
  • sem intermediários;
  • baixo custo ou taxa zero;
  • facilidade para controle do caixa;
  • segurança.

Como implantar o Pix no seu posto de combustível?

Escolha as chaves Pix que achar mais adequadas ao seu negócio. Depois, verifique com a empresa de software de gestão financeira como fazer a integração das transações com o sistema do seu posto, isso facilitará as operações do seu caixa.

Com isso, você deve ter percebido que o Pix, realmente, pode ser um aliado nas transações financeiras do seu posto de combustível, pois otimiza a sua rotina de caixa tanto nos recebimentos quanto nos pagamentos. Portanto, vale a pena a sua implantação.

Agora que você conhece o Pix, que tal compartilhar o assunto nas suas redes sociais e ajudar seus amigos e seguidores a entender também?

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!