Seu posto aparece quando alguém o procura no celular?

Por: Portal Brasil Postos

Há muitos anos, mais e mais clientes pesquisam na Internet os produtos que desejam, observam avaliações e opiniões de outras pessoas e, em seguida, tomam decisões informadas antes de fazer suas compras online.

Há algum tempo, essa tendência foi transferida para as lojas locais, impondo uma nova forma de pensar como “posicionar” negócios, incluindo Postos de Serviços, na internet.

Cada vez mais pessoas pesquisam na internet, por meio de seus telefones e assistentes digitais, os melhores lugares e serviços mais próximos quando precisam. Nesse sentido, é de vital importância saber se os Postos de Combustíveis ou de Gasolina  “aparecem”, como aparecem nessa busca e quais serviços oferecem quando os usuários os encontram.

No momento em que um usuário busca por “Posto de Combustível Mais Próximo”, é quando o algoritmo do Google entra em ação, tentando recomendar ao usuário não apenas aquele que está mais próximo, mas também aquele que ele considera ser a melhor opção para aquele usuário.

Estratégia de Marketing Digital para Posto de Combustível e Loja de Conveniência. Parte 1 - Portal e Academia Brasil Postos
Mais de 50% dos motoristas chegam até o posto por influência de aplicativos como waze, maps, uber, pix, AME e Abasteça Aí

Esse posicionamento em buscadores como o Google Maps está se tornando cada vez mais importante na hora de redirecionar o público para o seu negócio.

A verdade é que, embora ninguém conheça o algoritmo do Google, foram definidas algumas boas práticas para que os usuários possam encontrar os postos e cada serviço que oferecem quando precisarem.

O mais básico e fundamental é que cada empresa seja proprietária do seu ponto Google Meu Negócio, o buscador por excelência de negócios e serviços locais.

Isso nem sempre acontece, pois alguns pontos são gerados por clientes ou colaboradores e, portanto, a propriedade deve ser solicitada ao Google. Além disso, todas as informações dos pontos devem ser atualizadas incluindo horários, serviços, endereço e telefone, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Marketing e varejo na prática para sua loja de conveniência

Embora toda empresa deva ter seu posicionamento online local no radar, nenhum esforço feito no formato digital deve prejudicar a experiência do cliente. Essa experiência quase sempre será refletida na pontuação do Google (de 1 a 5 estrelas).

A nova batalha pelos clientes é travada no plano virtual, mas é vencida em cada ponto de venda e em cada interação.

Nesse sentido, os esforços são complementares. As empresas devem dizer aos seus clientes o que fazem e o que oferecem digitalmente, mas certifique-se de oferecê-lo da melhor maneira e com a melhor qualidade quando o cliente estiver lá.

Conheça os 5 aplicativos mais baixados para encontrar algum posto de gasolina por perto

Shell Box

Esse é um dos mais populares nessa lista. Quando se fala sobre abastecer veículos, a Shell Box traz para a mesa um aplicativo de fácil utilização e rápida navegabilidade dentro do mapa incluso na aplicação.

Para melhorar ainda mais, os usuários conseguem aproveitar descontos e acumular pontos quando utilizam de algum serviço das redes Shell. Se você for novo no app, ainda ganha um desconto generoso de 15 centavos por litro nas três primeiras vezes que você abastecer utilizando o código MENOS15.

Abastece aí

Esse é o jeito que a rede Ipiranga usou para entrar nesse mercado. Através do app, você ganha cashback, além de poder pagar usando a carteira digital do app – que à propósito te indica os postos mais próximos da sua localização.

Preço dos Combustíveis

O antigo Gazo foi renomeado para facilitar a vida dos usuários e tem como objetivo “informar os motoristas o preço de combustíveis nas principais cidades brasileiras”. Além de te apontar para os postos mais próximos, ele faz uma categorização por preço.

Além disso, ele traz diversas outras informações sobre os estabelecimentos, como por exemplo: se o posto tem loja de conveniência, se tem caixa eletrônico e até se tem banheiros.

Google Maps

Esse com certeza você conhece (ou pelo menos já ouviu falar). Dentro das muitas funcionalidades, o app serve também como um “encontra postos”, bastando apenas clicar no ícone de “posto de gasolina” ou fazer uma busca.

Ele sai perdendo para outros por não dar descontos, nem cashback e nem mostrar informações sobre os lugares diretamente. Mas, em compensação, você pode ver as avaliações que outros usuários deixaram sobre o posto que você está indo para decidir se é o lugar certo para você (não esqueça de deixar a sua própria avaliação sobre o lugar).

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!