Entenda como fazer o posto de gasolina se destacar no mercado com essas 6 dicas!
Analise o seu estabelecimento: você vende álcool, gasolina, diesel e lubrificantes. E a concorrência? Os mesmos produtos e serviços – às vezes até provenientes dos mesmos fornecedores. E quanto aos preços? Muito semelhantes. Afinal de contas, por que as pessoas deveriam comprar de você e não dos concorrentes? Responder a essa questão é o grande referencial para criar estratégias para o seu posto de gasolina se destacar no mercado.
Pensando nisso, reunimos dicas práticas que devem ser implementadas no seu estabelecimento quanto antes. Confira.
1. Ofereça preços competitivos
A precificação do catálogo do seu posto não deve ser astronômica. Antes de abastecer, a freguesia sempre compara os valores e optam pelo melhor custo-benefício. Portanto, mantenha o preço dos combustíveis e demais itens do catálogo ligeiramente inferior em relação aos seus “rivais” de mercado. Assim, você aumenta as chances de atrair os consumidores.
2. Inove nas formas de pagamento
Antecipe as novidades para sua clientela. Pagamento via QR Code, aplicativo bancário com cartões de aproximação e até reconhecimento facial são inovações que estão ganhando a preferência do público. Mostre que seu posto está se adequando a essas novidades e implemente tecnologias que são compatíveis com a demanda dos compradores.
3. Realize a gestão ambiental
Pensar em cenários extremos e em como agir quando eles ocorrem deve ser uma prioridade do seu negócio. Afinal, trabalhar com produtos inflamáveis envolve riscos que podem afetar a saúde e a integridade de colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade em geral.
Para agir de forma preventiva, siga os critérios da Resolução 273 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que cuida dessa questão, além de aderir aos requisitos prescritos por prefeituras e secretarias da sua região.
Por fim, vale providenciar as seguintes medidas de prevenção:
- separar um local adequado para armazenamento de produtos perigosos;
- fiscalizar e estabelecer ações preventivas contra intoxicação, incêndios e explosões;
- providenciar filtragem e tratamento de resíduos para evitar contaminação local.
Ao mostrar que seu estabelecimento cuida do meio ambiente e das pessoas, o público ficará inclinado a frequentá-lo. Para isso, divulgue o que está sendo feito para conservar os recursos naturais.
4. Promova treinamentos para atendimento
Seus colaboradores devem estar devidamente capacitados para transmitir uma boa imagem e fidelizar clientes. Portanto, promova treinamentos pontuais para que sua equipe atenda diversos perfis de compradores. Além disso, ter conhecimento sobre todos os itens do catálogo do posto é fundamental para tirar dúvidas e transmitir credibilidade.
5. Invista em marketing
O marketing é indispensável para se destacar no mercado, especialmente o digital. Utilize o site oficial e as redes sociais para chamar a atenção do seu público, mostre os serviços de qualidade realizados no seu posto. Divulgue promoções tentadoras e mantenha uma relação de proximidade com a clientela.
6. Ofereça serviços diferenciados
Oferecer diferenciais é uma das melhores estratégias para vender mais. Ofereça um mix de produtos e serviços que vão além do básico. Inclua serviços de alinhamento, balanceamento, lavagem, troca de óleo e pneus. Assim como uma loja de conveniência com lanches rápidos, itens de higiene pessoal e artigos para pets. Nada melhor do que a freguesia saber que no seu estabelecimento é possível comprar e fazer diversas atividades.
Para seu posto de gasolina se destacar no mercado, basta colocar essas dicas em prática. O segredo está em analisar a concorrência com frequência, acompanhar as inovações do setor e aplicar melhorias de acordo com a demanda dos clientes.
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