Tecnologia em postos de combustíveis: o que esperar para o futuro?

A tecnologia está mudando o dia a dia das pessoas. Desde contatos pessoais, passando por transações financeiras, até as compras no supermercado, tudo agora pode ser feito por aplicativos. No entanto, outras inovações estão acontecendo e prometem mudar ainda mais a vida cotidiana.

Se olharmos para os países desenvolvidos, há vários exemplos disso. Uma das atividades que será revolucionada em breve é o abastecimento de veículos. O uso de tecnologia em postos de combustíveis tem aumentado e se diversificado. Quer saber quais? Neste artigo te mostraremos alguns exemplos. Não perca!

Bomba de autosserviço

Trata-se de uma bomba automatizada na qual o próprio cliente faz o abastecimento, sem depender dos frentistas. Bem como, efetua o pagamento, que pode ser diretamente nas bombas, com cartão, ou em dinheiro, no caixa da loja de conveniência. Elas são comuns nos E.U.A., mas por aqui dependem da adaptação da legislação brasileira, um processo que está em andamento.

Esses equipamentos são fáceis de ser usados e muito seguros. Uma vez que funcionam por meio de um software que zera a cada nova operação. Além disso, geram uma redução de custos para os postos, por representar diminuição da mão de obra. Até porque a profissão de frentista é insalubre, principalmente devido à exposição constante aos gases dos combustíveis que causam câncer.

Conectividade

Pesquisar na internet a localização mais próxima e o melhor preço, é uma prática comum dos motoristas do século XXI ao abastecer seus veículos. Diante disso, ser encontrado em sites de busca e aplicativos de trânsito é fundamental atualmente.

Recarga de carros elétricos

Os carros elétricos são uma tendência no segmento que segue crescendo. A preocupação com a questão ambiental impulsiona isso, sendo irreversível a diminuição do consumo de combustíveis fósseis. Por tanto, os postos precisam se preparar para esse novo momento.

Nesse caso, oferecer atendimento para os clientes que têm esse tipo de carro é a solução. Disponibilizar, além de bombas de gasolina, álcool e diesel, uma estação de recarga é o início de um processo de diversificação e adaptação. Mais do que isso, essa é uma oportunidade de negócio a longo prazo.

Uso da energia solar

Ainda na onda do eco friendly, utilizar energia solar em postos de combustíveis no Brasil é uma excelente ideia. O espaço ocupado por telhados, ou mesmo áreas verdes ao redor do empreendimento, pode ser preenchido por painéis, que recebem uma grande quantidade de luz solar, diminuindo o gasto com energia elétrica do estabelecimento. Sendo esse, um investimento com retorno rápido.

Software de gestão

Um exemplo de tecnologia em postos de combustíveis que é simples, tem vários fornecedores no mercado e otimiza a gestão, é a implementação de softwares. Eles integram todos os serviços, fazem os registros e permitem o acompanhamento em tempo real de indicadores, assim como, oportunizam a percepção de problemas e melhorias.

Muitos dos exemplos apresentados têm um grau de complexidade alto ou enfrentam restrições legais. O Minaspetro é um aliado na hora de implementar tais inovações. Pois, auxilia postos prestando orientação e consultoria sobre o assunto.

Estar bem informado sobre quais são as opções e como implantar uma nova tecnologia em postos de combustíveis, permite que a gestão do negócio dê um passo seguro para ampliar seu diferencial competitivo, por meio de inovações.

Achou este conteúdo informativo? Então, curta nossa página no Facebook, lá você encontrará mais informações sobre nós e como podemos lhe ajudar.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!