5 erros de gestão de equipe que você deve evitar no posto de combustível
Você sabe quais são os erros mais comuns de liderança e gerenciamento? Aprender sobre esse assunto previamente, ao invés de ter que lidar com os problemas provenientes disso na prática, pode evitar uma série de chateações resultantes de inconvenientes na gestão de equipe no posto de combustíveis.
Destacamos 5 deles a seguir e explicamos o que você pode fazer para evitá-los. Continue a leitura!
1. Não admitir falhas pessoais
Muitos gestores presenciam o insucesso de ações baseadas em intuições pessoais e no próprio ego. Por mais que um líder tenha conhecimento e experiência, ele deve reconhecer que tudo que por ele é imposto deverá ser adequado à realidade em que ele trabalha.
Ignorar isso pode desencadear uma série de decisões erradas, falta de credibilidade diante dos colaboradores e fornecedores, e, inclusive, prejuízos de cunho financeiro. Errou? Reconheça, antes que seja tarde demais.
2. Enxergar membros da equipe como subordinados
A palavra “colaborador”, muito utilizada nos formatos atuais de gestão, não serve apenas como um eufemismo para não parecer que se trata de uma posição de subordinação.
Um funcionário que não participa da elaboração de processos internos e não possui a autonomia para a tomada de decisões conjuntas com a chefia se sente como uma simples força de trabalho muitas vezes invisível. Isso afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes.
3. Deixar conflitos pendentes
Outro tipo de situação que provoca o afastamento dos colaboradores de um envolvimento maior com o posto de combustíveis é a falta de importância que um líder dá para a gestão de equipe, no que diz respeito a contornar conflitos.
O gestor deve pensar, antes de tudo, em manter seus colaboradores trabalhando em conjunto e de forma harmônica, o que impacta diretamente em todo o resultado do negócio.
4. Não dedicar tempo às pessoas da equipe
Um líder ausente é incapaz de transmitir para a equipe qual é a filosofia de trabalho do negócio, fazendo com que todos trabalhem de uma forma um pouco “perdida” em seus reais objetivos.
Além disso, esse tipo de atitude acaba caindo na mesma questão da desmotivação dos colaboradores. Por mais esse motivo, eles podem deixar de entregar o máximo que conseguem por se sentirem apenas “cumpridores de funções”, ao invés de pessoas que possuem sentimentos, novas soluções para possíveis problemas, e real envolvimento com o sucesso ou o insucesso do posto.
5. Ser demasiadamente amigável na gestão de equipe
A maioria dos chefes quer ser visto como alguém sociável, compreensível e acessível para todas as pessoas da equipe. Mas lembre-se que você também é o principal responsável por tomar decisões difíceis, como, dar um feedback mais crítico em um colaborador ou realizar determinados cortes.
É claro que é importante que você seja um líder amistoso, mas não a ponto de fazer com que os funcionários pensem que eles podem tirar proveito disso a qualquer momento.
Existem outros erros de gestão de equipe relacionados às questões administrativas, como problemas na definição de metas realísticas e recrutamentos mal realizados, mas os tópicos acima já oferecem uma boa base do que deve ser evitado a princípio, para que a relação chefe-colaborador transcorra da melhor forma possível.
E você? Se identificou com as situações descritas em nosso post de hoje? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais como forma de propagar boas atitudes que refletirão diretamente no sucesso do seu negócio!
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