Câmara aprova 35% de etanol na gasolina e 20% de biodiesel no diesel

Fonte: Auto Papo

O projeto de lei 528/2020, chamado de “combustíveis do futuro”, teve seu texto base aprovado pela Câmara dos Deputados. Nele prevê um aumento do teor de etanol mistura a gasolina para até 35%;no óleo diesel será permitido até 20% de biodiesel até 2030.

Atualmente, a gasolina possui 27,5% de etanol anidro adicionado a ela, com o mínimo permitido sendo de 18%. O texto aprovado muda esse limite, estabelecendo um mínimo de 22% e máximo de 35%. O texto aprovado muda esse limite, estabelecendo um mínimo de 22% e máximo de 35%. O texto original do PL previa 30%, porém o índice foi elevado pela Câmara.

Já no óleo diesel, o percentual de biodiesel adicionado é de 14% desde o início de março de 2024. A adição irá aumentar em 1% até atingir o limite de 20% em março de 2030.

O Boris alerta sobre os perigos do biodiesel:

Durante o debate sobre o PL dos “combustíveis do futuro” houveram algumas propostas rejeitadas:
O deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) tentou passar uma emenda que reduzia o limite de etanol na gasolina para 29,5%;

O pedido para retirar do texto o trecho sobre a adição do etanol na gasolina;

A emenda do deputado Darci de Matos (PSD-SC) que exige um exame para verificar a viabilidade técnica de fixar o teor do biodiesel entre 13 e 25%.

O relator do projeto, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) defendeu a aprovação da proposta:

“É um projeto estratégico para que o Brasil consolide sua vocação agro, para que aprofunde a conquista da matriz energética limpa, renovável e sem paralelos no mundo e para termos uma matriz de biocombustíveis sem paralelos também.”

Segundo o relator, o projeto dos combustíveis do futuro anda em conjunto com o programa Mover, que está promovendo a descarbonização da indústria automotiva brasileira. Desde a aprovação desse programa, diversas montadoras já anunciaram a produção nacional de carros híbridos flex acompanhados de investimentos bilionários.

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ) comentou que o aumento do teor de biodiesel no óleo diesel poderá prejudicar o setor dos transportes. Esse combustível vegetal em maior concentração pode deixar borra e resíduos que comprometem o funcionamento do motor dos caminhões.  O projeto que aumenta a quantidade de etanol na gasolina agora será votado no senado. Lá ele poderá ser alterado antes da sanção final do presidente da república.

Notícias Relacionadas

12 setembro
Receita Federal inicia nova fase da Operação Inflamável contra fraudes em créditos de PIS/Cofins ação anterior recuperou R$ 5,2 bi e reforça justiça fiscal.
12 setembro
ANP adia o fim do diesel S500 e S1800; transição para o S10 seguirá gradual para evitar aumento de preços e impactos no mercado.
12 setembro
Rodopetro, investigada por ligação com o PCC na operação Carbono Oculto, pede recuperação judicial e contesta regime tributário e políticas da Petrobras.
12 setembro
EUA pressionam G7 a impor tarifas de até 100% sobre Índia e China por comprarem petróleo russo, buscando forçar Moscou a negociar paz com a Ucrânia.