Contabilidade no posto de combustível: você está fazendo isso certo?

Avançar com sucesso na gestão de um posto de combustível envolve diversas frentes que precisam ser conduzidas de modo profissional. No entanto, velhos hábitos ou descuidos incidentais podem gerar sérios riscos para os negócios.

Entre os erros de gestão com maior risco para a saúde financeira e a sobrevivência de um posto de combustível está o descontrole da contabilidade. Desse modo, é preciso estar atento para não incorrer em erros comuns, mas que são desastrosos.

Continue com este post e saiba se você conduz de forma adequada a contabilidade para posto de combustível. Verifique a existência desses 4 erros que mostramos a seguir:

Não manter em dia a agenda de pagamentos

Qualquer item da agenda de pagamentos do posto tem importância crucial, e deve ser levado muito a sério. No entanto, dois componentes dessa agenda precisam estar rigorosamente em dia: os tributos (impostos e taxas, principalmente) e os fornecedores (de produtos e serviços).

Os tributos estão entre as obrigações fiscais, isto é, aquelas devidas pelo posto ao Fisco. As datas de pagamento dessas obrigações devem estar bem estabelecidas e o gestor deve manter-se atento. Falhas nesse quesito podem trazer custos elevados com autuações e até a interdição do estabelecimento.

Errar no cálculo dos impostos

Do mesmo modo que a agenda deve estar em dia, o cálculo dos impostos devidos precisa ser exato. Para não incorrer no erro de cálculos equivocados, em especial na apuração de impostos, é preciso, entre outras, que a emissão de notas fiscais esteja sendo realizada de modo adequado e correto.

A melhor maneira de garantir que isso ocorra é adotando a automação da emissão das notas fiscais. Erros a menor no pagamento dos impostos que poderiam levar à incidência de custos com processos e autuações podem ser assim evitados.

Descuidar do gerenciamento de estoque

O descuido no gerenciamento de estoque, principalmente de combustível, pode levar a perdas significativas. Quando ocorre a falta do produto no posto por falha de gestão, a contabilidade para posto de combustível vai se ressentir.

No entanto, o maior dano ocorre no fluxo de clientes. A indisponibilidade de combustível reflete a imagem de um estabelecimento instável e mina a fidelização, reduzindo a frequência de retorno. Planejamento preciso e adequado gerenciamento de estoque, portanto, são essenciais em um posto de combustível.

Não controlar o fluxo de caixa

A ausência de um adequado controle de fluxo de caixa é um erro primário. No entanto, costuma ser comum em pequenos postos de combustível, nos quais o proprietário interage diretamente com o caixa do estabelecimento. Confundir despesas pessoais com empresarias é um sério risco para os negócios.

Por sua vez, o gasto descontrolado com compras, às vezes desnecessárias, pode conduzir a uma situação de descontrole das finanças do posto. É necessária uma abordagem estritamente profissional no tratamento do fluxo de caixa ou o negócio não se sustenta por muito tempo.

Como visto, boa parte dos erros cometidos na contabilidade para posto de combustível pode ser evitada com a utilização de profissionais experientes para as atividades pertinentes. Uma boa assessoria é capaz de trazer tranquilidade para o empresário.

Se você deseja se manter informado sobre tudo o que precisa saber para uma boa gestão do seu posto, assine a nossa newsletter!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!