Caixa eletrônico em posto de combustíveis: vale a pena?

Para aumentar a oferta de serviços em seus estabelecimentos, muitos empreendedores apostam na instalação de um caixa eletrônico no posto de combustíveis. Oferecer um serviço, que em muitos casos fica disponível 24 horas, pode trazer uma série de vantagens. Entretanto, é preciso ter cautela antes de tomar essa decisão, afinal, o posto passará a contar com um equipamento cheio de dinheiro e isso pode ser um chamariz para criminosos, que usam artimanhas muito perigosas para abrir esses caixas.

Para ajudar você nessa decisão, neste post, apresentamos as vantagens e as desvantagens de colocar um caixa eletrônico no posto de combustíveis.

Confira!

Quais são as vantagens de colocar um caixa eletrônico no posto?

Essa é uma maneira de ampliar os serviços no posto e aumentar a circulação de pessoas. A seguir, veja os benefícios que essa prática pode trazer para o seu estabelecimento.

Mais praticidade para os motoristas

A praticidade que um caixa eletrônico oferece para os motoristas é indiscutível. O cliente pode sacar dinheiro enquanto abastece o carro, sem pegar filas e ter que passar por portas giratórias — a qualquer hora do dia ou da noite.

Diversificação de serviços

Isso aumenta a circulação de pessoas no estabelecimento e chama a atenção para serviços, promoções e benefícios que o posto e a loja de conveniência oferecem. O motorista abastece, saca um dinheiro e, ainda, pode comer um lanche na loja de conveniência. No fim das contas, o posto ficará no subconsciente dele como um lugar completo.

Atração de novos clientes

É comum os motoristas criarem o hábito de frequentar o mesmo posto, principalmente nas cidades. Se todos os postos entregam o mesmo produto, o que torna a fidelização possível são os atributos, como qualidade do atendimento, promoções e variedade de serviços. Com um caixa eletrônico, aliado a outras facilidades, o seu posto poderá atrair clientes novos, que estão em busca de um diferencial, e fidelizá-los.

Quais são as desvantagens?

Entre as possíveis desvantagens de colocar um caixa eletrônico em um posto de gasolina, podemos destacar uma: a segurança. É normal que, ao colocar um aparelho cheio de dinheiro em um estabelecimento, haja uma preocupação com a proteção desse equipamento e em relação a possíveis ataques.

Infelizmente, em algumas regiões do país, há uma certa recorrência em ataques violentos a caixas eletrônicos, com os criminosos usando até explosivos para retirar o dinheiro do terminal. A criação do mecanismo de segurança que mancha as notas não é suficiente para impedir esses ataques.

Para se prevenir contra esse tipo de situação, é importante que sejam tomadas algumas medidas, como instalação de câmeras de vigilância, contratação de segurança particular e/ou, se possível, de uma empresa de segurança para fazer o monitoramento remoto. Além disso, é importante mapear se há altos índices de criminalidade e ocorrências de crimes contra instituições financeiras na sua região.

Como vimos, colocar caixas eletrônicos em postos de combustíveis pode trazer o diferencial que faltava para seu estabelecimento ficar completo em serviços. Contudo, não podemos negligenciar os riscos que esse equipamento pode trazer para o estabelecimento. Portanto, antes de tomar a decisão da implementação, faça uma análise criteriosa para garantir que tudo ocorrerá bem.

Gostou do post? Então, ajude a gente a divulgá-lo, compartilhando em suas redes sociais.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!