Benefícios

Benefícios de ser associado

Adesivos

Todos os adesivos de bomba obrigatórios para o posto (etanol, gasolina, diesel, Código de Defesa do Consumidor, entre outros) são fornecidos pelo Minaspetro aos associados. A entrega é feita pelos assessores comerciais ou via Correios, conforme a necessidade do revendedor. A substituição é feita de acordo com a solicitação do associado.

Assessoria comercial

Os postos associados ao Minaspetro contam com o apoio e a assessoria dos profissionais de campo do sindicato, que estão capacitados e são treinados periodicamente para auxiliá-los nas questões práticas e preventivas, ajudando-o na melhor gestão do posto.

Assistência jurídica

O departamento jurídico do Minaspetro é um dos mais bem estruturados e completos do país, com 25 profissionais, na sede e nas regionais, capacitados e especializados no segmento de combustíveis. Oferece assessoria, na maior parte dos casos, sem ônus, além de arcar com as despesas de deslocamento dos advogados trabalhistas do interior e fazer o acompanhamento do processo de contraprova nos casos que necessitam de abertura de processos na Justiça e nos tribunais (presta serviços à parte com descontos especiais).

Áreas jurídicas

  • Cível/comercial: atuação relacionada aos Procons, ao Cade, além de análises e elaborações de contratos, relação com o consumidor, entre outros.
  • Meio ambiente: atuação nas Suprans, na Feam, no Ibama, no Conama, além de licenciamento ambiental, Cadastro Técnico Federal, Relatório Anual de Atividades, entre outros.
  • Metrológica: atuação relacionada à ANP, ao Ipem/Inmetro, além de qualidade do combustível, adesivos e placas obrigatórias, entre outros.
  • Trabalhista e Sindical: atuação na Justiça do Trabalho, no Ministério do Trabalho e Emprego, além de Convenções Coletivas de Trabalho, NR20, saúde e segurança dos empregados, entre outros.
  • Tributária: atuação relacionada à Receita Federal, à Secretaria de Estado da Fazenda, além de escrituração fiscal, LMC, entre outros.
  • Defesa e orientações em ações de pequenas causas: cobertura jurídica integral, sem custo, para todas as ações movidas contra os associados por consumidores, fornecedores e outras partes no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis/Juizados de Pequenas Causas, em todo o Estado de Minas Gerais. O serviço compreende: defesa judicial em todas as instâncias (inclusive recursos), defesas escritas e orais, petições, elaboração de recursos, audiências (este apenas nas comarcas da Região Metropolitana de BH), estratégias de defesa, consultoria, entre outros.

 

Auditório e salão de festas

A sede do Minaspetro possui um moderno e bem-equipado auditório, que permite a realização de cursos, palestras e seminários destinados à atualização do revendedor, além de um espaço para almoços, jantares e festas empresariais, podendo ser utilizado pelos associados em qualquer época, mediante solicitação prévia.

 

Circulares

Divulgação, interpretação e esclarecimentos sobre novas leis, portarias e demais assuntos de interesse da categoria são enviados aos associados, além de ficarem disponíveis no site para download.

 

Clipping eletrônico

Diariamente, pela manhã, os associados recebem um e-mail marketing com um apanhado de notícias do dia sobre o segmento, o mercado de combustíveis, a economia, ações do Minaspetro, entre vários assuntos de interesse comum. Ao longo do dia os revendedores também recebem, eventualmente, notícias urgentes e de última hora, como forma de mantê-los sempre atentos às novidades.

Os revendedores que ainda não recebem o clipping precisam apenas informar o endereço eletrônico para envio do e-mail.

 

Congressos

O Minaspetro realiza dois grandes eventos, em anos intercalados: o Ciclo de Congressos Regionais e o Congresso dos Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais. O primeiro, que acontece ao longo do ano em cinco cidades do interior, cobrindo todo o Estado, já passou da décima edição. Ele reúne revendedores de diversas regiões em torno de palestras sobre assuntos de grande interesse da categoria, além de feira de produtos e serviços para postos. Já o Congresso Estadual acontece na capital, desde 1999, e, assim como no interior, leva à categoria palestras com personalidades renomadas, feira de produtos e serviços e uma grande festa de encerramento para o revendedor.

 

Convênio vale-alimentação

Os revendedores contam com a opção de adquirir o cartão VR Alimentação para os seus empregados, conforme previsto na convenção coletiva de trabalho, com valor inferior de saque, definido exclusivamente para a categoria.

 

Diretorias regionais

Para facilitar a aproximação dos associados, o Minaspetro já criou 21 regionais no ado, e, desde dezembro de 2000, todos os representantes titulares fazem parte da Diretoria do sindicato. Oito dessas regionais (Caratinga, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Varginha e Uberlândia) já contam com sede em funcionamento e secretárias para atendimento ao associado.

 

Fornecedores e profissionais

O sindicato formou ao longo dos anos uma lista de fornecedores de produtos e serviços que estão disponíveis no mercado e repassa aos associados, quando solicitado, opções de empresas que realizam o que necessita. O associado dispõe, ainda, de convênios mantidos pelas diretorias regionais.

 

Jornal Estado de Minas

O associado Minaspetro tem, gratuitamente, acesso ao jornal Estado de Minas online. Todo o conteúdo do jornal impresso fica disponível na internet e pode ser acessado por meio de login e senha exclusivos de cada associado. Além disso, uma vez por semana, os associados recebem um exemplar do jornal impresso.

 

Leis e portarias

O Minaspetro acompanha as mudanças na legislação em âmbito tanto regional quanto nacional, buscando resguardar os direitos adquiridos pela revenda e trabalhando por melhorias para o segmento. Em caso de necessidade, o associado pode solicitar cópias de leis, portarias e demais decisões de órgãos e autoridades constituídas a respeito do segmento da revenda. Conforme a importância e a urgência, a cópia do documento é anexada às circulares.

 

Orientações sobre temas específicos

Percebendo a dificuldade de alguns revendedores para adequar o posto às regras exigidas pelo Corpo de Bombeiros e também pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como o Auto de Vistoria da Corporação (AVCB), o Minaspetro disponibiliza uma consultoria gratuita para os associados. O atendimento é feito por um engenheiro civil, todas as quartas-feiras, na sede, via telefone.

 

Palestras

Pelo menos a cada dois meses o sindicato promove palestras, dos mais diversos assuntos, em sua sede. Sempre efetuada por profissionais especializados nos temas abordados, a ação tem o intuito de promover o aprendizado tanto do revendedor quanto dos demais profissionais do posto (frentistas, gerentes, contadores, profissionais de RH). O projeto também será expandido para as regionais.

 

Plano odontológico

Como forma de oferecer ao revendedor a oportunidade de contribuir para a saúde bucal dos seus funcionários, assim como reduzir o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, o Minaspetro fechou convênio odontológico, no qual o funcionário do posto associado opta pela contratação, autorizando o desconto diretamente em folha de pagamento, ou compulsória, quando tem a adesão de todos os funcionários.

 

Programa Jogue Limpo

O Minaspetro possui um canal direto com o Programa Jogue Limpo, desenvolvido pelo Sindicom, que realiza a logística reversa das embalagens usadas de óleo lubrificante. As embalagens são recolhidas dos postos credenciados ao programa e destinadas corretamente. Já existem três centrais de recolhimento no Estado: Betim, Governador Valadares e Uberlândia. Está prevista a construção de outras centrais de recolhimento.

 

Reuniões regionais

São realizadas reuniões regionais com os associados para tratar de assuntos de interesse da categoria, seja pelo presidente do Minaspetro ou pelos profissionais do departamento jurídico. Além disso, sempre que possível ou necessário, e com o objetivo de esclarecer dúvidas ou anunciar novas determinações, tem a participação de representantes dos órgãos fiscalizadores, como ANP, Procon, Secretaria da Fazenda, entre outros.

 

Revista Minaspetro

Os revendedores recebem, mensalmente, a Revista Minaspetro, publicação do sindicato com informações e notícias de interesse da categoria, especialmente sobre o que acontece no segmento em Minas Gerais. Todas as edições ficam disponíveis, ainda, no site do Minaspetro. Além de informações, a revista leva aos revendedores opções de fornecedores de produtos e serviços, por meio dos anúncios publicados.

 

Seguros

Os revendedores agora têm à disposição o Minaspetro Seguros. Trata-se de um serviço na área de seguros para postos. Entre eles, o seguro de vida, que o revendedor pode oferecer a todos os seus empregados, por preços mais acessíveis, ficando, assim, em conformidade com a convenção coletiva de trabalho; e o seguro contra incêndio. O associado pode aproveitar e cotar todos os demais seguros com o Minaspetro.

Site

O Minaspetro abastece, diariamente, seu site com notícias de interesse da revenda em âmbitos nacional e regional. Além disso, o site é uma ferramenta de consulta para o associado, que conta com conteúdos restritos, disponíveis apenas para ele, como circulares, leis e portarias, modelos de placas, tabelas, apresentações de palestras, vídeos, segunda via de boletos, entre outros.

 

SMS

Esta é uma maneira que o Minaspetro encontrou para tornar mais eficiente o processo de comunicação com os seus associados. Assim, os revendedores filiados que autorizam o serviço recebem no celular mensagens com informações sobre o segmento e ações do sindicato. Os associados interessados em receber SMS precisam somente informar o número de celular para cadastro.

 

Tabelas

Semanalmente o sindicato publica em seu site a Tabela de Formação de Preços de Combustíveis no Estado. Essas tabelas contêm o preço de custo da distribuidora em Minas Gerais, levando em consideração o preço da gasolina A acrescido de impostos e adição de etanol. São produzidas com base nas pesquisas realizadas pela ANP e pelo Cepea – Esalq/USP. Com isso, o revendedor pode acompanhar a rentabilidade dele e a da companhia.

 

Treinamentos

O Minaspetro disponibiliza cursos e treinamentos, de modo a capacitar a revenda, entre eles, o Treinamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e NR20 e o Treinamento de Análise de Combustível. Os assessores comerciais do sindicado foram preparados para prestar aos revendedores do interior a capacitação exigida pela Norma Regulamentadora 20 (NR20), e, na sede, o Minaspetro contratou um engenheiro de segurança para ministrar a capacitação dos revendedores da Grande Belo Horizonte. O Treinamento de Análise de Combustível, que pode ser solicitado ao sindicato, será agendado e realizado pelo supervisor comercial ou pelos assessores comerciais do Minaspetro.

 

Ligações gratuitas

Número de telefone gratuito para os revendedores que estão fora da capital e da região metropolitana. 0800 005 6500.