Como verificar corretamente o nível de água do radiador?

Como verificar corretamente o nível de água do radiador?

É muito comum que os motoristas cheguem ao posto de combustível com dúvidas em relação à água no radiador. Muitos não sabem quais são os níveis adequados, outros têm dúvidas na hora de identificar se há ou não um vazamento. Alguns nem sabem como completar a água no reservatório, caso seja necessário.

Nessa hora, frentistas bem preparados e informados são extremamente importantes. Assim, além de ser criado um laço de confiança do cliente com o seu posto de combustível, evita-se qualquer tipo de problema. Confira, a seguir, como fazer corretamente a verificação e adição de água sempre que necessário:

Como garantir um bom atendimento ao cliente

O bom atendimento no posto de combustível é, muitas vezes, a diferença entre um cliente fiel e um que não retornará. Quando se trata de checar a água do radiador, isso não é diferente.

É importante orientar os frentistas a não esperarem que o cliente peça  para checarem o nível de água. Além de ser um ato cordial, pode ser que essa prevenção faça com que o cliente evite uma situação que poderia trazer sérios danos ao carro. Assim, ele ficará grato pela ida ao seu posto tê-lo livrado dessa situação.

Como verificar corretamente o nível de água no radiador

Quando o motorista chega ao posto de combustível, o motor já esquentou, mesmo que ele tenha rodado poucos metros. Com isso, a água no sistema de arrefecimento expande seu volume, o que quer dizer que a medição não será tão precisa quanto se o motor estivesse frio.

Na prática, isso quer dizer que o seu frentista deve ter em mente que o nível de água que ele mediu será sempre um pouco maior do que o valor real, que seria medido com o motor frio.

Como completar o nível de água

Caso seja necessário completar a água do sistema de arrefecimento, alguns cuidados devem ser tomados. É importante orientar o frentista a pedir que o cliente dê a partida no carro. Como o carro estava ligado e a água lá dentro já estava quente, ao dar a partida, a água adicionada, que está mais fria, se mistura com a quente e não há problemas.

Além de completar a água, também é necessário que os frentistas saibam realizar a troca de óleo corretamente.

Como verificar se há vazamentos

Um dos fatores que podem levar à necessidade de completar a água com grande frequência é a existência de vazamentos. Muitas vezes, o motorista não sabe ou não tem certeza se há um vazamento e pode pedir para que seja feita essa conferência no posto de combustível.

A maneira mais rápida para o frentista verificar isso é durante a adição da água no reservatório. Se ele notar que o nível da água abaixa imediatamente após a adição, ou que há algum fluxo de água na parte de baixo, próximo ao motor, deverá orientar o motorista a buscar um mecânico com urgência.

Os motoristas sempre esperam algum conhecimento dos frentistas de um posto de combustível. Mesmo sabendo que eles não são mecânicos nem possuem formação nesse sentido, é bom que eles estejam preparados para orientar e passar segurança aos clientes.

Saber verificar se o nível de água no radiador está adequado e também se não há vazamentos é fundamental para um trabalhador de posto de combustível. E você, o que acha? Comente sua opinião sobre o assunto!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

6 comentários em “Como verificar corretamente o nível de água do radiador?”

  1. João Motiro disse:

    É ótima a orientação, muito obrigado

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  2. João Monteiro disse:

    ótimas informações Parabens.

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  3. Paulo disse:

    Ótimo artigo

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!