Marketing interno: por que seus frentistas irão amá-lo!
Uma das maiores reclamações dos donos de postos de combustível é relacionada ao turnover, que diz respeito à elevada taxa de rotatividade dos funcionários em um empreendimento. Quando em um curto período acontecem muitas demissões, rescisões e novas contratações, a empresa passa a ter prejuízos na lucratividade, no atendimento ao cliente e na gestão do negócio como um todo.
Para combater esses problemas e reverter um cenário negativo para um de sucesso, é necessário investir em ações de marketing interno. Elas são importantes para que os frentistas se sintam parte da empresa e, com isso, sejam capazes de ter mais satisfação no trabalho e de realizar suas atividades com maior eficácia. Leia e entenda mais sobre essa estratégia!
O que significa marketing interno?
Marketing interno, também conhecido como endomarketing, é um ramo da administração que utiliza técnicas convencionais do marketing em estratégias desenvolvidas para o público interno de um empreendimento.
Políticas de benefícios, incentivos, qualificações, infraestrutura adequada, dentre outras questões, são alguns dos pontos contemplados em um projeto como esse, que visa gerar maior satisfação aos colaboradores e fazer com que eles se sintam parte do empreendimento. Os setores de Marketing, Recursos e Humanos e Comunicação comumente trabalham juntos nas etapas de definição, avaliação e informação sobre todo o programa criado.
O marketing interno funciona com frentistas?
As estratégias de marketing interno, quando bem elaboradas, funcionam em qualquer organização, inclusive em um posto de combustível. Os gestores de um negócio como esse devem se valer de ações de endomarketing para treinar os frentistas, diminuir o número de faltas e atrasos, reduzir o turnover, melhorar a qualidade no atendimento e gerar satisfação no colaborador em fazer parte daquele ambiente de trabalho.
Quais estratégias podem ser utilizadas?
Muitas ações podem ser desenvolvidas em um posto de combustível para que os colaboradores se tornem mais comprometidos com a bandeira do local, e com a execução de suas atividades profissionais. Dentre elas, podemos citar a criação de canais de comunicação interna que funcionam como receptores e emissores de mensagens, a fim de estimular os frentistas a fazerem observações, reclamações, elogios e ainda receber informações relevantes.
As atividades de integração também são importantes. Principalmente, para que eles se reconheçam como agentes fundamentais no sucesso do posto de combustível e possam unir-se como equipe para alcançar os objetivos traçados. Palestras e treinamentos motivacionais e qualificativos são essenciais neste processo, além dos benefícios extras como vale-alimentação, vale-cultura, assistência médica, dentre outras.
Quais são os benefícios da aplicação desta estratégia em um posto de combustível?
Ao desenvolver ações de endomarketing para frentistas, muitos benefícios serão agregados ao dia a dia de um posto de combustível. Com tal implantação, será possível aumentar a conexão entre os funcionários e deixá-los mais motivados, diminuir os gastos trabalhistas e com treinamentos. Além disso, essa ação vai ajudar a aumentar as vendas, reter talentos, melhorar a comunicação, aprimorar o atendimento oferecido ao cliente, identificar oportunidades de melhorias e barreiras no crescimento do negócio.
Viu como é possível deixar os frentistas satisfeitos e mais produtivos com as estratégias de marketing interno citadas neste post? Qual outra ação você acredita ser funcional para gerar um melhor desempenho profissional em um posto de combustível? Deixe o seu comentário e diga o que você pensa sobre este tema!