Lojas de conveniência: 5 estratégias para faturar mais
Cada vez mais presentes nos postos de combustível, as lojas de conveniência tiveram um crescimento de 12% em 2015, e totalizam agora mais de 7 mil unidades em todo o país. Existem cerca de 40 mil postos de combustíveis no Brasil e as lojas de conveniência, cada vez mais importantes para os consumidores, estão apostando na diversificação de produtos e em diferenciais para melhor atender seus clientes.
O principal objetivo de uma loja de conveniências é apresentar soluções rápidas para quem está sem tempo. Com um mercado crescente e cada dia mais competitivo, é necessário buscar um diferencial para que seus clientes retornem à sua loja sempre que precisarem. Algumas estratégias devem ser colocadas em prática, portanto, para otimizar ao máximo a experiência do seu consumidor e o faturamento de seu estabelecimento, sem comprometer a qualidade do atendimento e o valor oferecido pela sua loja.
Veja a seguir dicas essenciais para faturar mais com a sua loja de conveniência!
Dicas para aumentar o faturamento de sua loja
Crie um diferencial
Para possuir atrativo e se destacar em relação aos seus concorrentes é preciso criar modelos de negócios que sejam interessantes tanto para a loja quanto para os clientes. Criar promoções semanais, apostar em decoração e no conforto de seus clientes farão com o que o público esteja mais à vontade em sua loja, agregando valor ao seu negócio. Aliar produtos de qualidade e um bom antedimento é uma excelente estratégia.
Valorize os presentes de última hora
Apostar em produtos que podem ser presenteados e personalizados para determinadas épocas do ano podem fazer o faturamento de uma loja chegar nas alturas. Tenha sempre livros, cestas com produtos alimentícios, caixas de bombons, flores e perfumes disponíveis em suas prateleiras. Especialmente em épocas como o Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Páscoa.
Otimize a precificação dos produtos
A precificação de seus produtos é um dos fatores mais importantes para determinar a relação do público com sua loja. É preciso definir muito bem as margens de lucro que serão aplicadas nos produtos. Lembre-se que os clientes conhecem bem o preço de produtos como cigarro, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Colocar um valor muito acima do cobrado no mercado pode criar um afastamento de potenciais clientes.
Aposte em sua equipe
Possuir uma boa equipe é determinante para o sucesso de sua loja. É preciso possuir um time bem treinado, além de um planejamento de escala para que não haja desgaste físico e sobrecarregamento. É necessário oferecer condições confortáveis para seus funcionários com metas, desafios e recompensas a cada marca atingida.
Evite desperdícios
Seja em material, produtos, esforços ou energia elétrica, é sempre bom ter cuidado com os desperdícios. É preciso observar os gastos com materiais descartáveis, desligar os aparelhos eletrônicos quando não houver mais necessidade e organizar bem os produtos no estoque. Confira minuciosamente todos os elementos que compõem sua loja de conveniência para evitar gastos desnecessários ou desperdícios de recursos.
Para saber mais sobre como aumentar os lucros de seu estabelecimento, leia nosso artigo sobre como preparar o seu posto para as Olimpíadas 2016! Até a próxima!
gostei muito das 06 dicas para atrair mais clientes para o posto
Olá Wilton! Tudo bem?
Que bom que o Blog do Minaspetro está sendo útil para o seu negócio 😀.
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Interessante.
Olá, Leandro! Tudo bem?
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Excelentes dicas!
Olá Miguel.
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