4 erros na montagem de um posto de combustível que você não pode cometer!
A montagem de um posto de combustível não é uma tarefa simples. Em outro post, já consideramos algumas dicas de como montar um posto. Agora, selecionamos quatro erros que não devem ser cometidos durante esse processo. Confira!
1. Não calcular os custos
Esse é o primeiro erro que deve ser evitado. Parece óbvio, mas não é. Calcular os custos envolve considerar todo o gasto com o investimento, desde a aquisição do ponto comercial – o cálculo será diferente dependendo da forma que o imóvel for adquirido, se alugado ou comprado – até a contratação de funcionários. E esse custo pode variar entre R$ 650.000,00 e R$ 1.000.000,00. Então, é preciso muita atenção.
Ainda neste tópico, podemos inserir também as licenças que serão necessárias para o funcionamento do posto de combustível. Além das licenças comuns que uma empresa precisa, como o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e outros exigidos pela prefeitura local, também serão necessárias licenças específicas pela atividade do posto, que, dessa vez, são exigidas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), como o laudo de liberação emitido pelo órgão de trânsito, de estanqueidade dos tanques, dentre outros.
2. Escolher um local inapropriado
Consideramos o local como parte do custo, mas precisamos escolher um bom lugar para o posto de combustível. O que isso significa? Para uma boa escolha do local, devem ser observados alguns fatores: fácil acesso e não prejudicial ao fluxo do trânsito, boa iluminação tanto durante o dia como durante a noite, boa segurança (não apenas com câmeras de segurança, mas na localidade em si), infraestrutura do local (esgoto, telefone, internet). Garantindo tudo isso, podemos dizer que o ponto é apropriado para o negócio.
E, caso o ponto não possua tais condições, é melhor procurar outro! Não queremos sofrer com falta de segurança para os clientes e para a equipe de funcionários, ou não ter infraestrutura adequada para o atendimento, o que fará que o posto seja cada vez menos frequentado.
3. Não considerar as parcerias com cuidado
Essa parte é muito importante, pois aqui está um poder de escolha entre ser um posto de combustível bandeirado ou bandeira branca. O que isso quer dizer? Em um posto bandeirado, o combustível será exclusivo de uma distribuidora específica, como BR, Shell, Ipiranga, entre outros. Escolher uma distribuidora pode ajudar a cobrir parte dos custos e, em troca, todos os insumos e o combustível terão que ser apenas dessa distribuidora.
No caso da bandeira branca, o posto em questão não terá parceria com nenhuma distribuidora, estando livre para comprar o combustível e os insumos onde conseguir as melhores condições. Ambos os casos oferecem vantagens e desvantagens. Para fazer a melhor decisão, você deve ponderar bem cada uma delas em comparação às condições do seu negócio.
4. Não treinar a equipe
Tão importante quanto todas as outras etapas, o treinamento da equipe tem um grande impacto no sucesso do negócio. O posto é também uma empresa que vende produtos e serviços e, naturalmente, queremos que o atendimento seja o melhor possível. O cliente deve voltar não somente pelo produto, afinal, esse produto pode ser encontrado em outros lugares. É o atendimento que o seu posto dispensará para esse cliente que deve fazê-lo voltar!
Agora que você já conhece os principais erros que não devem ser cometidos, saiba como escolher o funcionário ideal para cada setor do seu posto de combustível.