Organização financeira: as melhores dicas para seu posto de combustível

Para que o seu posto de combustível apresente os resultados satisfatórios, é necessário, entre outras coisas, manter a organização financeira. Como ela está diretamente ligada à gestão do capital empresarial, é fundamental para garantir a perenidade do negócio.

No artigo de hoje vamos oferecer algumas dicas de como fazer a organização financeira para tornar o seu controle ainda mais eficiente. Continue acompanhando e confira!

1. Faça um planejamento financeiro

Qualquer atividade bem sucedida é precedida de um planejamento preciso. Para que você consiga alcançar a organização financeira no posto de combustível, também é necessário criar um plano de ação. Ele funciona como um guia para que as metas elaboradas sejam eficazes e ajudem a alcançar os objetivos traçados.

Nesse caso, o ideal é definir um orçamento, criar limite de gastos, avaliar a necessidade de capital de giro, definir os investimentos que serão realizados, entre outras coisas. Normalmente, esse tipo de documento contempla o período de um ano. Contudo, caso haja alguma mudança nas condições de mercado, da empresa ou em alguma premissa estabelecida, vale a pena fazer uma revisão.

2. Acompanhe o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle de todas as movimentações financeiras que são realizadas na empresa. Ou seja, toda entrada ou saída de dinheiro que acontece, deve ser devidamente registrada. Nesse caso, é importante apontar mesmo as pequenas quantias, pois a soma delas pode fazer uma grande diferença na hora de analisar os resultados.

Para que o controle seja mais preciso, o ideal é fazer a revisão dessas informações diariamente, evitando algum erro ou falta de dados que podem comprometer as análises.

3. Separe as contas pessoais da empresa

Um erro bem comum, mas que ao mesmo tempo prejudica seriamente a organização financeira do posto de combustível, é não fazer a separação entre as finanças pessoais e empresariais. Quando isso ocorre, as contas pessoais são pagas com o dinheiro da empresa. O problema disso é que, em longo prazo, essa prática pode comprometer a capacidade de honrar com os compromissos — e até mesmo levar à falência.

Para contornar essa situação, o ideal é utilizar contas separadas no banco e fazer uso apenas da retirada mensal que todo empreendedor tem direito.

4. Faça a conciliação bancária

A conciliação bancária é a análise que visa fazer a conferência entre os registros bancários e o controle financeiro que é realizado. O objetivo é verificar se todas as informações estão sendo lançadas adequadamente, ou se há alguma inconsistência.

5. Mantenha a organização financeira

Para garantir a organização financeira do posto de combustível, é necessário colocar em prática alguns controles e análises. Porém, para que ela contribua para a saúde financeira do negócio, é preciso ter em mente que isso deve ser uma prática constante.

Assim, todos os acompanhamentos devem ser feitos periodicamente, permitindo que o gestor identifique possíveis problemas e crie planos de ação para corrigi-los e minimizar seus impactos.

Como você pode ver, a organização financeira vai desde o planejamento até a realização de controles e a disciplina, que permite manter e aplicar o planejamento realizado.

O que achou desse post de hoje? Suas dúvidas foram esclarecidas? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e fazer com que mais pessoas recebam essas dicas!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

4 comentários em “Organização financeira: as melhores dicas para seu posto de combustível”

  1. Nadia Regina disse:

    Gostei muito da leitura, esta sendo de grande ajuda pra mim e se for possível tudo que for relacionado a Posto de Combustível gostaria de receber

    Muito Obrigado.

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  2. César Souza disse:

    Boa noite!
    Meu nome é César e estou precisando seriamente de uma ajuda.
    Foi convidado a ser gerente de um posto de gasolina e atualmente não sei nada do assunto.
    Procedimento de segurança, pontos em que a fiscalização atua, documentação cobrada pelo fiscalização, são as minhas maiores duvidas.
    Será que alguém pode me dá uma ajuda?
    Obrigado.

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!