Como fazer a limpeza do posto de combustível de forma ideal?

Limpeza e conservação são essenciais em qualquer tipo de estabelecimento — afinal, o cliente que encontrar um ambiente limpo tem mais chances de retornar ao seu posto.

Em locais onde vários procedimentos que deixam resíduos são realizados, como o abastecimento com combustíveis diversos, troca de óleo e serviços de mecânica, uma limpeza constante e pesada é fundamental.

Com um ambiente limpo, a clientela aumenta, os lucros crescem e todos os funcionários trabalham melhor. A seguir, mostraremos como fazer a limpeza do posto de combustível corretamente. Confira!

Limpeza da área das bombas

Local mais utilizado do posto, a área das bombas pode ser mantida limpa se os atendentes tiverem uma orientação correta. Instrua-os a começar varrendo a área.Como o chão sempre terá resíduos de combustível, uma limpeza com água e sabão junto com uma vassoura é necessária.

Passar um pano úmido nas bombas em si, principalmente nos painéis, também é uma boa pedida, pois assim o cliente visualiza corretamente o quanto foi abastecido e o quanto terá que pagar.

Uso de lavadoras com água quente pressurizada

A limpeza com esse tipo de máquina é fundamental para qualquer posto de combustível. Existem vários modelos e tamanhos, e você pode ter mais de uma em seu estabelecimento.

As lavadoras jogam água quente sob pressão, e essa pressão é regulável. Assim, elas podem remover manchas de óleo, resíduos de combustível e espessas manchas de graxa, por exemplo.

Existem modelos menores, mais indicados para áreas pequenas e cantos mais difíceis de atingir, e também aqueles com uma grande área de alcance, que podem limpar em poucos minutos toda a mecânica ou área de troca de óleo, por exemplo.

As lavadoras podem até ter um preço elevado, dependendo do modelo. Porém, considerando sua praticidade e eficiência, sua compra deve ser encarada como um investimento.

Loja de conveniência

Por conter vários produtos, principalmente comidas e bebidas, a loja de conveniência deve sempre estar limpa, até para evitar problemas com a vigilância sanitária. Os funcionários devem ficar atentos ao chão e realizar varreduras constantes, além de aplicar produtos para limpeza e desinfecção.

É importante observar a conservação das araras e expositores, não deixando nunca a poeira acumular. Isso vale também para o local onde fica o caixa, pois é ali que o cliente finaliza a compra.

Encontrando esse lugar limpo, o cliente levará uma boa impressão do local. Caso o posto esteja numa área muito propensa a poeira, o uso de um aspirador de pó é desejável.

Limpeza dos banheiros

Outro local que merece atenção são os banheiros, tanto dos clientes quanto dos funcionários, devido à vigilância sanitária. É fundamental fazer a higienização constante desses locais, com produtos para limpeza e desinfecção. Papel higiênico, toalhas de papel para secagem das mãos e sabonete líquido nunca podem faltar.

Em um ambiente tão suscetível ao acúmulo de sujeira quanto o posto de combustível, é fundamental que os funcionários fiquem sempre atentos à limpeza. Observe se todas as áreas estão sendo bem conservadas e relembre a equipe que em um posto limpo o cliente sempre volta.

E você, como tem feito sua limpeza do posto de combustível? Tem alguma dica para compartilhar com nossos leitores? Conte pra gente aqui nos comentários!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!