Como aplicar o marketing de incentivo em seu posto de combustível?

O marketing de incentivo tem se apresentado como uma ferramenta que alavanca a produtividade das empresas e aplica-se com precisão aos postos de combustíveis. É, de fato, uma estratégia que resulta em maior eficiência e melhores desempenhos para a empresa.

Estabelecimentos dos mais diversos segmentos vêm adotando essa estratégia com respostas bem positivas em seus resultados.

É preciso, no entanto, que alguns cuidados sejam tomados, e que as técnicas estabelecidas sejam seguidas. Isso pode ser feito a partir de algumas dicas que você verá neste post!

A seguir, entenda o marketing de incentivo, conheça os benefícios para o seu posto de combustíveis e veja 5 dicas para sua implantação!

O que é o marketing de incentivo?

O marketing de incentivo é uma ferramenta de gestão cuja principal finalidade é promover o entusiasmo entre os colaboradores, clientes, parceiros, entre outros. A ideia central é motivar os funcionários a serem mais produtivos por meio de alguns mecanismos de incentivo — como o nome denuncia.

O resultado de uma campanha de marketing de incentivo no posto de combustíveis é um incremento nas vendas promovido pelos próprios colaboradores, uma vez que eles estarão motivados.

Em resumo: funcionários motivados produzem com mais eficiência, melhoram o desempenho do posto, têm sua atuação reconhecida e são recompensados por ela. Parece a combinação perfeita, certo? 

Quais os benefícios para o posto de combustíveis?

Uma campanha de marketing de incentivo bem conduzida em um posto de combustíveis pode resultar em excelentes benefícios, como:

  • a melhor mão de obra da equipe tende a permanecer na empresa: é a chamada retenção de talentos;
  • colaboradores mais motivados incrementam a produção e aumentam a lucratividade;
  • a motivação dos colaboradores melhora o clima organizacional dentro do posto, assim como a imagem da empresa;
  • as relações entre os parceiros do estabelecimento ficam bem melhores;
  • funcionários motivados geram clientes mais satisfeitos, aumentando a fidelização destes.

Como implantar o marketing de incentivo em meu posto?

1. Conheça a cultura corporativa da sua empresa

Os postos de combustíveis, assim como qualquer empresa, possuem uma cultura corporativa. Essa cultura é resultante do somatório do pensamento de seus colaboradores e gestores, assim como os processos e os valores da empresa.

Conhecê-la é o primeiro passo para um programa de incentivo que valorize os colaboradores e os motive na direção da eficiência.

2. Ofereça incentivos que realmente sejam atraentes

Considere o nível de capacitação ou a atividade desenvolvida pelos diferentes funcionários e ofereça incentivos que sejam benefícios reais para os seus colaboradores.

Eletrodomésticos, notebooks e viagens, por exemplo, são recompensas que podem ser consideradas no rol de benefícios atraentes para os funcionários do posto.

3. Planeje sua campanha pensando nos detalhes

Defina claramente quais são as metas que deverão ser atingidas, quais as regras da campanha, como será a avaliação, etc. Pense, no entanto, em metas realistas, passíveis de serem alcançadas pelos colaboradores — sem deixarem de ser arrojadas e desafiadoras.

O uso de premiação individual pode ser um grande incentivo à autoconfiança e automotivação.

4. Defina um prazo para a duração da campanha

Uma campanha tem uma data de início e uma data de encerramento. Você pode instituir, por exemplo, um prêmio anual maior e prêmios mensais menores!

5. Divulgue o andamento dos resultados periodicamente

Outra boa dica é adotar uma divulgação parcial por semana. Estimule os colaboradores a avançarem em relação aos primeiros classificados enquanto você reconhece o esforço daqueles que estão liderando. Torne o seu marketing de incentivo mais dinâmico divulgando essas posições.

Fique ligado no blog e no site do Minaspetro para mais dicas de gestão para o seu posto de combustíveis!

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3 comentários em “Como aplicar o marketing de incentivo em seu posto de combustível?”

  1. Wladmir garcia disse:

    Gostaria de receber todas a s novidades relacionados a impostos e mkt relacionados a combustíveis .

    1. admin disse:

      Olá, Wladmir.

      Seu e-mail já foi cadastrado para recebimento das novidades do Blog do Minaspetro 🙂

      Obrigado por sua visita!

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

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