Pensando em abrir uma franquia de posto de combustível? Confira 5 dicas de sucesso!

Já falamos por aqui o quanto abrir uma franquia de posto de combustível pode ser um bom negócioEste serviço é uma necessidade na vida de grande parte da população — afinal, muitas pessoas precisam abastecer seus veículos para se locomover.

Junto a isso, o modelo de franquias é algo que ganhou um grande espaço no Brasil pela sua facilidade em iniciar um novo negócio. Quando existe um modelo de operação que já foi testado e funciona muito bem com o suporte da franqueadora, engatar um novo projeto se torna mais fácil.

Mas não basta só contar com um bom modelo: o sucesso do negócio depende também do franqueado! No post de hoje, mostraremos 5 dicas para ter sucesso com uma franquia de posto de combustível. Confira!

1. Tenha uma gestão financeira eficiente

Ter uma boa gestão financeira é imprescindível para qualquer negócio, e com uma franquia de posto de combustível não é diferente.

É preciso se atentar ao fato de que geralmente as franquias possuem despesas extras quando comparadas a outros tipo de negócio. Um exemplo dessas despesas é o pagamento de royalties pelo uso da marca.

Por isso, é importante controlar os gastos e levar em conta todas as despesas fixas — e também se preparar para as que são variáveis, para não ter nenhuma surpresa no final do mês.

2. Faça um bom planejamento

O sucesso de uma franquia de posto de combustível também depende de um bom planejamento. Afinal, é preciso estar preparado para o futuro!

Por isso, é indicado que seja feito um estudo de mercado para conseguir entender como conduzir sua operação com maestria e se atentar a possíveis tendências que apareçam no futuro.

Feito esse estudo, será possível elaborar objetivos, metas e ações para consolidar tudo isso em um planejamento.

3. Alinhamento com o franqueador

Uma das grandes vantagens do modelo de franquia é todo o suporte que o franqueador oferece para seus franqueados.

Afinal, você não estará comprando somente a marca: todo o know-how e conhecimento de mercado que a franquia possui é adquirido nesse processo.

Por isso, busque estar sempre alinhado com o seu franqueador e solicite qualquer suporte que achar necessário. Juntos, vocês têm uma chance maior de alcançar o sucesso.

4. Atente-se para a contratação de funcionários

Essa é uma ação que faz toda a diferença para o sucesso de uma franquia de posto de combustível. É preciso investir na contratação de colaboradores qualificados para suas respectivas funções.

Além de saber contratar bem, é preciso saber lidar com essas pessoas. Se preciso, procure se capacitar com cursos de gestão de pessoas para conseguir manter a equipe motivada e tirar o maior proveito dela.

Invista também em treinamentos para os funcionários, eles vão se sentir valorizados!

5. Esteja com o estoque em dia

Imagine o quão constrangedor será se um cliente chegar no posto e for informado que não há combustível para abastecer o seu carro!

Para evitar isso, mantenha uma atenção especial para o seu estoque e suas reservas de combustível.

Lembre-se que, em muitas vezes, o cliente precisará abastecer seu veículo urgentemente e, se você não pode ajudá-lo, ele irá buscar a concorrência. Este é um grande erro na hora da busca por atrair clientes, então tenha cuidado! 

Agora que você já sabe a quais pontos se atentar ao abrir uma franquia de posto de combustível, conheça também os 6 erros de gestão de posto de combustível para evitar. Boa leitura!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “Pensando em abrir uma franquia de posto de combustível? Confira 5 dicas de sucesso!”

  1. EDER CARDOSO disse:

    gostaria de saber qual é o valor aproximado para investimento em uma franquia de posto de combustivel

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!