Como reduzir o absenteísmo no posto de combustível?

A ausência de um colaborador traz consequências e prejuízos relevantes para um posto de combustíveis. Mas como reduzir o absenteísmo se as faltas normalmente estão relacionadas a problemas de saúde dos funcionários?

A primeira coisa a ser fazer é compreender que nem todo trabalhador que falta está realmente doente, ou, se está, esse inconveniente pode estar relacionado ao próprio trabalho.

Quer entender as melhores formas de contornar essa situação? Confira os tópicos que listamos abaixo:

1. Realize pesquisas de clima

Antes de planejar uma ação para reduzir os problemas de absenteísmo entre os colaboradores, é necessário compreender os principais motivos que levam os funcionários a se ausentarem do emprego.

Uma das formas de se obter um retrato da realidade é uma pesquisa de clima, que serve para verificar, entre outras coisas, os principais motivos de desmotivação no ambiente de trabalho.

Os resultados de uma pesquisa de clima podem fornecer uma ótima base de informações para a definição de estratégias motivacionais.

2. Utilize ferramentas de comunicação interna

Algo que pode atrapalhar consideravelmente o envolvimento do colaborador com o posto de combustíveis é o distanciamento entre ele e suas lideranças.

Quando não existe a possibilidade de diálogo direto, ou não são disponibilizadas ferramentas de comunicação interna, que possibilitariam o fornecimento de feedbacks mútuos ou o alinhamento de processos, o funcionário passa a sentir que não é importante dentro das estratégias do negócio, e não consegue enxergar todos os danos que uma ausência pode causar.

3. Estimule a prática de exercícios laborais

Quem trabalha com a gestão de pessoas sabe que grande parte dos inconvenientes com absenteísmo são provenientes de problemas de saúde sofridos pelos colaboradores.

Uma forma de diminuir essa causa é promover ciclos de exercícios laborais, proporcionando melhorias nas condições físicas e mentais dos funcionários, além de momentos de relaxamento.

Isso faz com que os trabalhadores se sintam mais dispostos e com o sentimento de que a empresa se importa com eles.

4. Faça com que todos participem

Além da comunicação interna que deve ser facilitada, a participação dos colaboradores na elaboração de processos e na sugestão de melhorias é algo que precisa ser incentivado.

Demonstrar que cada função dentro do posto de combustíveis possui a sua importância fundamental, de uma forma horizontal na administração do negócio, faz com que os funcionários criem um espírito de pertencimento com a empresa, que, de forma natural, passarão a dar o seu melhor para que os resultados do seu envolvimento apareçam.

5. Invista na infraestrutura do posto de combustíveis

Algo desanimador para o colaborador de qualquer área é trabalhar em uma empresa que não proporciona as condições mínimas para que suas tarefas sejam devidamente executadas.

Além dos problemas funcionais e estéticos que isso provoca, a saúde de um funcionário pode ficar seriamente comprometida em função de um espaço de trabalho mal equipado e sujo.

6. Questione a sua liderança

Você é um líder compreensivo? Sugere mudanças que envolvam mais os interesses globais envolvendo o posto de combustíveis e o bem-estar do colaborador, do que uma simples imposição de forma tirana?

Entenda que o seu jeito de lidar com seus funcionários também diz muito a respeito da assiduidade da equipe. Faça constantes autorreflexões sobre o seu papel antes de tomar qualquer decisão sobre como reduzir o absenteísmo.

Compreendeu que nem tudo que envolve o absenteísmo está relacionado às doenças ocasionais? Tem mais alguma sugestão sobre como reduzir o absenteísmo? Então compartilhe com a gente por meio dos comentários abaixo!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Como reduzir o absenteísmo no posto de combustível?”

    1. admin disse:

      Olá! Tudo bem?

      Que bom que o Blog do Minaspetro está sendo útil para o seu negócio 😀.

      Fique ligado, porque que toda semana tem post novo por aqui. Aproveite e cadastre seu e-mail para receber, antecipadamente, todos os conteúdo postados no blog!

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!