Passo a passo: saiba como montar uma loja de conveniência de sucesso

Postos de combustíveis que não contam com uma estrutura que ofereça conforto e praticidade aos seus clientes correm sério risco de ficarem para trás na acirrada concorrência. Nesse sentido, quanto mais atrativos, melhor. Você sabe como montar uma loja de conveniência em seu estabelecimento?

É o que vamos mostrar neste post por meio de dicas imperdíveis que ajudarão o seu negócio a melhorar consideravelmente o fluxo de caixa. Confira!

Saiba como funciona uma loja de conveniência

Muito além do que um local para abastecer e prestar outros tipos de serviços aos motoristas, os postos são verdadeiros pontos de encontro. Ao esperar uma lavagem ou troca de óleo, por exemplo, o cliente necessita de um local para tomar um café, comer um salgado ou fazer um saque.

É aí que entra a loja de conveniência. Ela funciona como uma lanchonete, mas com um número bem maior de produtos, indo de livros a champanhe, passando por sorvetes e cigarros.

Uma das grandes vantagens é que o cliente se sente em uma condição confortável e valoriza o seu posto de combustível. Afinal, a maior parte do público desse tipo de estabelecimento é das classes média e alta, ou seja, o fluxo de caixa aumenta consideravelmente.

Veja a importância da loja de conveniência

Como dito acima, a loja de conveniência é um atrativo a mais para captar e fidelizar clientes. Com ela, o seu posto de combustíveis vai ficar mais movimentado e ainda será lembrado quando determinado item faltar na casa do consumidor.

Sabendo que muitas ficam abertas 24h, principalmente em cidades maiores, é no seu posto que os jovens vão se encontrar, onde comprarão bebidas para o esquenta da balada ou comerão no retorno. Muita gente que sai para viajar a lazer ou trabalho compra água, suco, refrigerantes, salgados etc, ou seja, é uma forma de manter o posto em evidência.

Aprenda como montar loja de conveniência

No entanto, a montagem de uma loja de conveniência não é tarefa fácil, principalmente se você quiser mantê-la sob administração própria. Para você se destacar no ramo, selecionamos algumas dicas que o ajudarão a conquistar o sucesso no empreendimento. Veja!

Faça um planejamento

Todo empresário sabe que a abertura de qualquer tipo de negócio necessita de um capital de giro. Por isso, faça uma reserva para, pelo menos, quatro meses e planeje suas ações. Mantenha uma poupança com foco na abertura da loja de conveniência e crie metas de acordo com o investimento previsto.

Conheça o público-alvo

A sua loja de conveniência terá como foco jovens ou motoristas profissionais? Famílias ou viajantes? Dentro das estratégias de marketing, é preciso conhecer profundamente o seu público-alvo. Afinal, é ele que vai conduzir o layout da loja, os tipos de produtos e diferenciais.

Estude o mercado

O estudo de mercado é fundamental para você não cair em ciladas no investimento. Investigue se há outros estabelecimentos do mesmo ramo nas proximidades, se há estacionamento para os clientes em seu posto e como é o fluxo de pessoas no local.

Analise se a cidade comporta uma loja de conveniência 24h e se as pessoas têm o hábito de comprar em horários diferenciados, como de madrugada. A elaboração de um plano de negócio auxilia imensamente nesse sentido e vai ajudar você a acertar nas escolhas.

Avalie os custos

Atualmente, a montagem de uma loja de conveniência de 70 metros quadrados gira em torno de R$90 mil, principalmente com a adequação do espaço, compra de equipamentos e produtos. Portanto, é preciso avaliar os custos e sua capacidade de pagamento, para não se endividar antes mesmo de abrir as portas.

Cuide das exigências legais

Como são comercializados alimentos, as lojas de conveniências necessitam do aval da Vigilância Sanitária e também do alvará da Prefeitura. Sendo assim, antes de abrir, solucione todas as exigências legais para não ter futuras dores de cabeça e, até mesmo, multas por descumprimento de normas federais, estaduais e municipais.

Seguindo as nossas dicas, certamente você saberá como montar loja de conveniência de sucesso em seu posto de combustível, tornado-se referência em sua cidade!

E aí, ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui um comentário!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!