Dicas infalíveis para administrar um posto de combustíveis com eficiência

Fonte: Blog Minaspetro

Devido à alta competitividade do setor, saber como administrar um posto de combustível é crucial para garantir o sucesso do negócio. Isso porque os serviços de tal tipo de estabelecimento não podem ser finalizados no momento em que a bomba de álcool/gasolina desarma.

Muito pelo contrário: é necessário definir estratégias tanto para gerenciar os assuntos administrativos, financeiros e operacionais quanto para atrair e reter o máximo de clientes possível. Nesse sentido, se o gestor alcançar bons resultados em sua função, o estabelecimento fará mais do que oferecer diferenciais interessantes, com a possibilidade de realizar investimentos em outras áreas.

Afinal, o mercado está em constante transformação para atender às novas demandas, sendo que os postos de combustíveis também fazem parte dessa realidade. Pensando nisso, elaboramos o conteúdo a seguir. Continue a leitura e aprenda como administrar um posto de combustível com eficiência!

Cuide da estrutura do seu posto

Nossa primeira recomendação é: cuide bem do seu posto. Garantir um ambiente agradável e seguro é indispensável para que o consumidor “se sinta em casa” desde a primeira vez e retorne futuramente.

Portanto, invista na estrutura do lugar, como na qualidade da pista de abastecimento e da estação de troca de óleo, dos equipamentos e dos maquinários de lavagem dos veículos. Além disso, não se esqueça da organização da loja de conveniência e da frequência das faxinas. Um estabelecimento agradável, limpo e arrumado ajuda a chamar a atenção do público.

Quem está viajando em família, por exemplo, geralmente escolhe parar em um local com loja e banheiros higienizados. Sem contar que muita gente associa o visual do posto à qualidade do combustível, relacionando negligência com um produto de procedência duvidosa ou mesmo adulterado.

Treine sua equipe

atendimento é um item importantíssimo para a fidelização da clientela. Já no primeiro contato, é necessário mostrar que há atendentes atenciosos e dedicados. Para conseguir esse resultado, treine seu pessoal com capacitações recorrentes.

Considere a rotatividade de funcionários para evitar conflitos e desentendimentos desnecessários com o público. É fundamental que toda a equipe saiba abordar os consumidores e tenha conhecimento prévio sobre a execução correta dos serviços.

Além de defender a marca e ter na ponta da língua tudo aquilo que o posto oferece (como descontos e promoções), o time deve estar apto para:

  • contornar as adversidades;
  • dominar as regras do programa de fidelidade;
  • saber lidar quando o cartão do cliente não passar durante o pagamento.

Realize o controle fiscal e contábil

Todo estabelecimento comercial deve estar em dia com as obrigações fiscais e cumprir a legislação, especialmente quanto aos prazos de entrega dos documentos e recolhimento dos impostos. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo, é um tributo estadual que tem relação com o preço final dos combustíveis, sofrendo alterações de um estado para outro.

Os valores cobrados podem variar, pois dependem da localização do posto. Para que não aconteça nenhum erro de cálculo, a emissão das notas fiscais precisa ocorrer da forma correta. Dessa forma, é essencial entender o cenário tributário brasileiro e ficar por dentro das frequentes atualizações da legislação.

Logo, para obter sucesso e fugir de dores de cabeça, é importante contar com o auxílio de profissionais da área contábil. Afinal, faz parte desse segmento sugerir o regime tributário mais compatível com o posto, bem como avaliar os custos de forma constante e tomar as devidas providências para reduzi-los.

Seguindo nossas dicas de como administrar um posto de combustível, você certamente fará um bom trabalho para melhorar as atividades do seu estabelecimento. Se quiser garantir uma boa eficiência a longo prazo, é preciso unir a gestão de todos os departamentos, ou seja, integrar as rotinas do posto e da loja de conveniência de modo a otimizar o gerenciamento das informações.

Isso é perfeitamente possível adquirindo um software ERP. Com ele, você vai controlar tudo em um único lugar: estoque, compras, vendas e equipes. Considere tal tipo de investimento para tornar seu estabelecimento mais competitivo.

E então, gostou do conteúdo? Aproveite o gancho do tema para descobrir quais são os desafios da gestão dos postos de combustíveis.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!