Como melhorar o atendimento em um posto de combustível? Veja 5 dicas!

Oferecer um bom atendimento em posto de combustível é a melhor estratégia para conquistar cada vez mais clientes. Afinal, o primeiro contato (e, muitas vezes, o único) do consumidor com o estabelecimento é com o frentista.

É esse funcionário que estará na pista o tempo todo, conversando e tentando solucionar qualquer imprevisto em um curto espaço de tempo. Logo, padronizar o atendimento é uma das principais chaves para assegurar o retorno do cliente.

Quando uma marca busca trabalhar em prol de um atendimento diferenciado, ela certamente garante que o consumidor vire cliente. Ou seja, é possível, a partir de um ótimo atendimento, fidelizar clientes e, por conseguinte, aumentar os lucros do negócio.

É por isso que trouxemos algumas dicas infalíveis para que você melhore ainda mais o comportamento da sua equipe. Continue acompanhando e confira!

1. Priorizar a agilidade

Uma dica valiosa é praticar a velocidade no atendimento — afinal, uma das coisas que os clientes sempre procuram em um posto de combustível é um excelente e ágil atendimento.

Portanto, se os seus frentistas fizerem o recebimento de modo correto e também rápido, será bom para o posto e para o motorista. Ao avistar a chegada de um veículo na pista, o frentista precisa sinalizar e rapidamente mostrar a qual bomba o motorista deve se dirigir.

2. Treinamento dos frentistas

Um bom treinamento pode ajudar os funcionários a entender a importância de ser rápido e oferecer um trabalho eficiente, além de descobrir algumas técnicas para agilizar o trabalho financeiro.

Além disso, a administração do posto pode oferecer treinamentos tanto no momento da contratação quanto ao longo da prestação do serviço.

3. Oferecer diferentes formas de pagamento

A maior parte das pessoas que passa por um posto de combustível pode ter mais de uma maneira de pagar pelo serviço, mas geralmente têm preferência por uma ou outra.

Tem aqueles, por exemplo, que não pagam nada em dinheiro, somente débito ou crédito. Se essas pessoas forem até o seu posto e perceberem que não podem usar o método de sua preferência, é bem provável que vão evitar o seu estabelecimento no futuro.

Ao oferecer mais opções, você acaba eliminando esse problema. Não vai ser mais necessário se preocupar se os consumidores estão dispostos a pagar sempre em dinheiro. Caso eles perguntem se você aceita tal forma de pagamento, seja para o serviço ou produto que for, é só dizer que sim!

4. Saber ouvir e identificar necessidades

Nos poucos minutos de atendimento, é fundamental que o frentista se coloque à disposição para compreender e resolver as necessidades do cliente.

Atendimento não é apenas tratar os clientes com atenção e respeito: é importante oferecer ao cliente um ambiente bem organizado, limpo e seguro, seja a loja de conveniência, a oficina ou a própria pista.

Assim, você vai poder receber e atender as pessoas com a excelência que elas merecem. Prepare todo o espaço do seu posto de modo que a vida do cliente seja totalmente facilitada.

5. Oferecer serviços/produtos complementares

Enquanto o abastecimento é feito, é imprescindível que o frentista ofereça outros produtos/serviços do estabelecimento, como troca de óleo, limpeza do para-brisas e lava-jato. No entanto, se o cliente não aceitar, não é interessante insistir.

Quanto maior a variedade de serviços ou de produtos que se oferece no posto de combustível, bem maior é a probabilidade de o seu negócio suprir as necessidades dos clientes.

É interessante ter em mente que uma loja de conveniência pode ser um bom atrativo — convenhamos que um café e/ou um lanche na hora certa não têm preço. Além disso, lavação, estacionamento e borracharia são outros exemplos de serviços complementares que o seu posto pode oferecer aos consumidores.

Agora que você entendeu que oferecer um bom atendimento em posto de combustível é a melhor saída para melhorar os resultados, lembre-se também de que conquistar a satisfação dos clientes é um processo que geralmente demanda esforço e tempo. Sendo assim, inove, crie e desenvolva ações contínuas sempre em busca de melhorias!

Gostou do texto? Quer continuar com a visita em nosso blog para aprender mais? Então não deixe de saber como construir uma relação de confiança com os clientes do seu posto de combustível. Até lá!

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