4 dicas de planejamento financeiro empresarial para aplicar durante a pandemia

Entre os diferentes desafios associados à pandemia do novo coronavírus, o planejamento financeiro empresarial é certamente um dos que mais preocupa os gestores. Afinal, a crise de saúde refletiu de forma intensa também na economia, o que impactou consideravelmente a atividade comercial e obrigou muitas empresas a se reorganizarem.

Por se tratar de um serviço essencial, os postos de combustíveis puderam continuar a operar nesse período. No entanto, muitos sofreram com alterações no seu funcionamento e com a queda no faturamento, sobretudo devido às medidas de isolamento social.

Pensando nisso, decidimos passar neste post 4 dicas para ajudar você a elaborar um bom planejamento financeiro durante a pandemia. Confira!

1. Identifique gastos que podem ser cortados

Os custos de operação de um posto de combustíveis são bem variados. Por isso, é bem provável que algumas dessas despesas possam ser reduzidas ou mesmo cortadas durante esse período excepcional.

Assim como fazemos em casa, vale adotar no local de trabalho as tradicionais medidas para diminuir os gastos com contas de consumo, como água e energia elétrica. Em muitos casos, também é possível optar por planos de internet mais baratos e que continuarão a atender às suas necessidades.

Para não perder o controle sobre os custos do negócio, lembre-se de manter seu planejamento devidamente separado das suas finanças pessoais. Assim, você saberá exatamente qual o caixa disponível para honrar com os compromissos relativos ao posto de combustíveis.

2. Negocie com os fornecedores

Não há dúvidas de que esse é um momento delicado para a maior parte das empresas. Sabendo disso, fornecedores de diversos tipos de produto têm oferecido condições diferenciadas de negociação com muitos de seus parceiros comerciais.

Você pode buscar por melhores negócios para diversas aquisições, desde os próprios combustíveis até óleos lubrificantes, acessórios para carros e até mesmo os materiais de uso comum. Além disso, o ideal é fazer uma análise aprofundada sobre estoque, projetando a quantidade de produtos que será preciso para atender aos clientes.

3. Acompanhe o fluxo de caixa

Ter domínio total sobre as finanças é um dever do gestor e que se torna ainda mais importante nesse período de pandemia. Isso ajudará a manter um fluxo de caixa saudável e permitirá que a empresa pague seus compromissos sempre em dia.

Uma boa dica para acompanhar esse balanço financeiro é contar com um bom software de gestão. Esses programas, que podem operar em celulares e computadores simultaneamente, automatizam a gestão financeira e fornecem todas as informações que o gestor precisa.

4. Busque por linhas de crédito

Tanto os bancos públicos quanto os privados têm desenvolvido linhas de crédito específicas para auxiliar as empresas nesse momento difícil. A ideia é proporcionar prazos maiores para quitação, taxas reduzidas de juros e até carência para o primeiro pagamento.

Antes de recorrer a essa alternativa, no entanto, o ideal é reavaliar o orçamento para verificar se existem outras medidas que podem ser tomadas sem a necessidade de buscar empréstimos. Isso porque, por mais atrativas que sejam as condições, é preciso considerar que essa dívida acompanhará a empresa por um bom tempo.

Seguindo as dicas que passamos neste post, temos certeza de que você será capaz de desenvolver um planejamento financeiro empresarial adequado para o seu posto de combustíveis durante essa pandemia. Agora, se você também quer manter as vendas em alta nesse período, temos a dica certa para você.

Confira agora nosso post sobre programas de fidelidade e saiba como aproveitar essa promoção no seu posto!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!