Conheça agora mesmo 7 tendências para postos de combustíveis

Não se pode ignorar os benefícios da tecnologia ou como ela está mudando o cotidiano de pessoas e empresas. Nos negócios ela está revolucionando a forma de se relacionar com os clientes. Soluções em várias áreas visam atender às novas necessidades e comportamentos do consumidor. 

Para que você não fique para trás, listamos 7 tendências para postos de combustíveis que podem ser implementadas agora, a fim de melhorar sua operação, tornando-a mais ágil, prática e sustentável. Confira!

1. Drive-thru para lojas de conveniência

A primeira das tendências para postos de combustíveis une tecnologia a comodidade e agilidade. O drive-thru em lojas de conveniência permite que as compras sejam feitas de dentro do carro, por meio de um aplicativo, e um funcionário só entrega no veículo. Os consumidores aproveitam o abastecimento, sem precisar estacionar e ir até a loja, otimizando os resultados dela.

2. Multifuncionalidade

Quando falamos de agilidade, outra tendência se destaca: a multifuncionalidade, também conhecida como “one stop shopping”, ela economiza tempo com a diminuição de percurso e eliminação de diversas paradas. A ideia é que no mesmo lugar o cliente encontre diversos serviços. Em postos, podem estar disponíveis lojas de conveniência, restaurantes, oficina mecânica, borracheiro, lava rápido etc.

3. Conectividade

Com a internet, o WiFi e o Bluetooth, os dispositivos Smart são uma fonte de informação para os motoristas. Um posto de combustíveis conectado pode ser facilmente encontrado nos aplicativos de GPS. Assim, tanto para um concerto ou abastecimento como para aproveitar a parada e ter acesso a outros serviços, os condutores vão recorrer às buscas online, achando o seu negócio.

4. Automação 

Totens, inteligência artificial, Chatbots e Self-checkouts são algumas das tecnologias que podem ser empregadas em um posto de combustíveis para automatizar seus processos. Desde ferramentas que fazem o diagnóstico de reparo de veículos até cabines de pagamento, opções assim diminuem tempo, custos para operação 24h e a possibilidade de falhas.

5. Bombas com recuperação de vapores

Mudando das tendências de TI para as ambientais, uma solução para o risco que as partículas contaminantes expelidas no abastecimento representam é o uso de bombas capazes de absorver esses vapores. Elas protegem o meio ambiente e a saúde de frentistas, bem como, de clientes.

6. Energia solar

O consumo de energia elétrica aumenta com a implementação de novas soluções tecnológicas. Para economizar e, ainda, investir em sustentabilidade, a energia solar é a resposta. Seu valor inicial se paga, podendo reduzir o custo operacional do negócio.

7. Estrutura de contêiner

Como uma alternativa para o modelo de construção tradicional, contêineres são mais compactos e podem ser reorganizados ou transportados com facilidade. Além disso, o investimento necessário é menor, tornando viável a abertura de um posto em lugares com menos movimento, mas que precisam oferecer uma parada para abastecimento.

Lançar mão de tecnologias no seu negócio é a melhor maneira de sair na frente e se destacar no mercado. Elas são úteis para tornar sua empresa mais ágil, conhecida, ecológica e viável. Para isso, é preciso se manter atualizado nas tendências para postos de combustíveis e conhecer seus clientes. Assim, não deixe de implementar as soluções apontadas neste artigo.

Aliás, que tal você compartilhá-lo em suas redes sociais? Esta é uma ótima maneira de mostrar como está antenado no seu mercado.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!