4 atitudes de liderança para aplicar em seu estabelecimento
Em qualquer negócio que envolva mais de uma pessoa, independentemente de sua área de atuação, é necessário ter um gestor que seja capaz de guiar o grupo, orientar suas ações e maximizar seus resultados. Nesse quesito, o mais importante é que você desenvolva atitudes de liderança no seu dia a dia.
Falava-se muito de como os cargos de gestão seriam substituídos por equipes mais autônomas, mas a realidade não foi bem essa. Times cada vez mais diversos e com indivíduos mais proativos precisam de alguém que possa ancorá-los, dando um direcionamento ao trabalho e facilitando a cooperação. Esse é o trabalho de uma figura de liderança.
Se você quer contribuir assim para seu negócio, veja aqui algumas atitudes e habilidades de liderança que você deve desenvolver em seu dia a dia.
1. Oferecer feedback
O melhor caminho para se aprimorar em qualquer trabalho é ter alguém que observe, mostre suas falhas e esclareça como você pode melhorar. Essencialmente, é isso que significa dar feedback, mas há alguns pontos aos quais você deve se atentar.
Seja objetivo ao analisar o trabalho de alguém, foque em erros que podem ser corrigidos e, sempre que possível, ofereça soluções. Não há nada pior para o desempenho de alguém no longo prazo do que uma crítica generalizada e mal direcionada.
2. Reconhecer as particularidades da sua equipe
Cada profissional trabalha de forma diferente, o que é bem mais evidente quando falamos em equipes multidisciplinares. Nesse contexto, uma das atitudes de liderança mais importantes é conhecer seu time e descobrir o que eles precisam para serem mais produtivos.
Isso pode envolver alguma mudança que afete todos os colaboradores, como alteração de turnos, ou algo particular, como reorganizar o espaço de trabalho. O importante é que você saiba escutar seu time e adapte o ambiente de trabalho para eles, não o contrário, pois isso vai motivá-los ainda mais.
3. Ser um exemplo
Muitas pessoas em cargos de gestão têm o péssimo hábito de dar ordens e pregar certos valores, mas não fazerem essas palavras valerem no próprio dia a dia. Por exemplo, dizer que todos devem fazer um pouco mais para alcançar as metas, mas nunca se dispor a ajudar alguém além de suas funções.
Bons líderes são exemplos dos comportamentos que promovem. Se você se tornar uma referência dentro do ambiente de trabalho, será muito mais fácil obter a cooperação de todos os colaboradores.
4. Se atualizar frequentemente
Por fim, é bom lembrar de que, para se manter relevante, um bom gestor deve sempre estar à frente em sua área de conhecimento. Seja na parte técnica ou em habilidades de coordenação de equipe, você precisa continuar se aprimorando como profissional. Isso não só é um requisito para manter sua posição como também é um sinal para que seu time continue crescendo e desenvolvendo novas habilidades.
Agora que você conhece algumas boas atitudes de liderança, pode começar a mudar algumas cosias no seu dia a dia e contribuir mais com sua equipe. Você logo verá os efeitos positivos de um bom líder no ambiente de trabalho.
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