Veja 4 dicas de como motivar funcionários em postos de combustível!

O desempenho das empresas que atuam na comercialização de combustíveis é afetado diretamente pela qualidade do trabalho dos seus colaboradores. Por mais que uma organização seja composta pela união de recursos intangíveis orientados para a produção de bens e serviços, o fator humano é sempre determinante. Diante desse fato, é imprescindível aprender sobre como motivar funcionários, a fim de alcançar o máximo das suas potencialidades.

Como um gestor, é importante que você aprenda mais sobre a psicologia humana e que conheça técnicas voltadas à influência do comportamento. E é exatamente isso o que nos propomos com este artigo. A seguir, vamos apresentar 4 dicas básicas que podem ser aplicadas facilmente para motivar os colaboradores. Acompanhe!

1. Redesenhe o fluxo de trabalho com a gameficação

A dinâmica presente em jogos pode ser muito útil se aplicada no ambiente corporativo. Esse é um conceito conhecido como gameficação. Na prática, os mecanismos presentes nos diversos tipos de jogos, como sistemas de pontos, fases de evolução, metas a serem cumpridas e premiações, são incorporados na rotina dos colaboradores, tornando a experiência de trabalho ainda mais estimulante.

Note que não estamos falando apenas de bonificações ou participação nos resultados, mas sim do estabelecimento de programas estruturados que contenham algumas das características que citamos, de maneira que os colaboradores fiquem envolvidos não apenas com os resultados, mas também com o processo, gerando muito mais engajamento e motivação. Portanto, procure planejar e redesenhar o fluxo de trabalho tendo esses princípios como base.

2. Promova confraternizações e encontros

Promover eventos ao longo do ano relacionados a datas comemorativas, como o dia dos pais, dia das mães e dia das crianças, é útil para gerar empatia entre os colaboradores. Já as confraternizações realizadas em datas de maior relevância, como Natal ou Páscoa, promovem descontração e são momentos propícios para ações de valorização e reconhecimento.

Os happy hour realizados após o expediente também são uma estratégia de integração da equipe, que pode ser realizada fora do ambiente de trabalho, permitindo que os envolvidos se sintam mais à vontade. O objetivo dessas ações é tornar o ambiente laboral mais leve e com maior entrosamento e comunicação.

3.  Estimule a capacitação profissional

Uma das funções da motivação é estimular a dedicação constante ao desenvolvimento profissional. Esse tipo de ação é importante, pois gera nos colaboradores o sentimento e a vontade de progredir, de fazer melhor e crescer. Muitas são as razões que fazem com que os funcionários se sintam descontentes em seu trabalho, e a falta de perspectiva de carreira é uma das mais presentes.

Nesse sentido, sua empresa pode investir na estruturação de programas de carreira, em bolsas de estudo e em outros auxílios estudantis. Também existem outras ações que não envolvem gastar mais recursos, reaproveitando os conteúdos gratuitos disponíveis na internet, como eventos, palestras e cursos. Funcionários capacitados beneficiam as empresas, agregando ainda mais conhecimento e inovação à organização.

4. Estabeleça parcerias com outros estabelecimentos

Outra maneira de motivar é agregando ainda mais benefícios ao trabalho. Promover descontos e outros pacotes promocionais com empresas parceiras é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum.

São promoções específicas para os funcionários junto a restaurantes, escolas e academias próximas ao estabelecimento. Cabe a cada empresa avaliar o mercado e as opções à sua volta a fim de oferecer a melhor parceria conforme o perfil dos seus colaboradores.

Até aqui, podemos entender um pouco mais sobre como motivar funcionários e como isso é fundamental para qualquer gestor que deseje se manter competitivo. As dicas que apresentamos podem ser aplicadas facilmente nos postos de combustíveis, uma vez que não demandam grandes custos ou muito tempo de desenvolvimento. Sendo assim, investir em motivação é, ao mesmo tempo, reinvestir nas operações da própria empresa, que ganhará um ambiente de trabalho melhor, mais capacitado, engajado e produtivo.

Mais importante que conhecer sobre motivação, é aplicar as técnicas e otimizar o atendimento, os serviços prestados e os resultados de maneira geral. E então, gostou de saber mais sobre como motivar funcionários? Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais. Estamos no Flickr e no YouTube.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Veja 4 dicas de como motivar funcionários em postos de combustível!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!