Confira 5 dicas para acertar na contratação de funcionários em seu posto

Um dos maiores desafios enfrentados por revendedores de combustíveis está relacionado ao departamento pessoal. Isso ocorre especialmente pelo fato de o turnover nesse setor ser muito alto e também pela dificuldade de recrutar profissionais qualificados. Tudo isso pode ser superado se você, gestor, acertar na contratação de funcionários.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para colocar esse processo em prática no seu posto a fim de garantir um serviço de qualidade tanto para sua equipe de colaboradores quanto para seus clientes. Confira!

1. Divulgue a vaga corretamente

Ao iniciar o processo de recrutamento e seleção, pense na forma como as vagas serão divulgadas. Para isso, anuncie em emissoras de rádio, jornais impressos, portais de notícias locais ou redes sociais — postando em grupos de emprego no Facebook, por exemplo.

Antes da divulgação, verifique se o anúncio contém todos os detalhes necessários para o cargo, como o turno de trabalho (manhã, tarde, noite, escala ou integral) e os requisitos exigidos (idade, sexo, formação).

Dessa forma, se alguém não cumprir algo, não encaminhará o currículo, otimizando o tempo do profissional que realiza o processo seletivo no posto.

2. Seja franco com o candidato

É fundamental ter franqueza com a pessoa que busca uma oportunidade de trabalho. Portanto, deixe claras quais são as reais funções do cargo e o que você espera do funcionário no desempenho da tarefa.

Ser sincero e transparente evita que as informações se desencontrem ou que alguns colaboradores se decepcionem no futuro. Veja alguns exemplos:

  • frentista: abastecer, conferir água e óleo, realizar cobranças, vender produtos, anunciar promoções, ser comunicativo;
  • lubrificador: ter conhecimento prévio da função (curso de lubrificação e mecânica), realizar ações preventivas, ter cautela com a execução do serviço;
  • atendente: ter experiência com atendimento ao cliente, saber lidar com o público, controlar a entrada e saída de mercadorias, fazer novos pedidos, organizar produtos, administrar o caixa;
  • gerente: ter noções sobre administração e gestão de liderança para comandar o posto e negociar com fornecedores. Além de prestar suporte ao proprietário do negócio, contratar funcionários, gerenciar finanças e supervisionar as tarefas realizadas no recinto.

3. Descubra quais são as expectativas do entrevistado

Outro aspecto relevante é saber quais são as expectativas do candidato. Você precisa descobrir se ele tem a intenção de crescer dentro do negócio e tentar promoções futuramente ou se deseja sempre ocupar o cargo inicial, por exemplo.

Isso serve de alicerce para projetar o futuro do colaborador no posto, o que contribui para definir um plano de carreira mais atrativo.

4. Consulte antigos empregadores do candidato

Isso é essencial para conhecer um pouco mais sobre o “jeito” (perfil) de um profissional, pois os empregadores podem falar sobre a conduta da pessoa enquanto ela trabalhava em outras empresas.

E mesmo que você não solicite experiência em postos de combustíveis durante a contratação de funcionários, consultar empregadores de outros segmentos também pode ser útil, pois educação, ética, dinamismo e proatividade são características necessárias em qualquer segmento.

5. Procure o perfil do candidato nas redes sociais

Outra maneira de conhecê-lo melhor é visitando seus perfis nas mídias sociais — como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Analise os conteúdos e as postagens curtidas e compartilhadas pelo candidato, pois isso representa como ele se comporta na vida off-line (real).

E então, o que achou das nossas dicas sobre contratação de funcionários? Se você colocá-las em prática, certamente terá um um time de profissionais bastante compatível e engajado com suas respectivas atividades.

Além disso, se tudo for devidamente organizado, você, dono de posto de combustível, conseguirá atrair e reter talentos, o que ajuda a aumentar a relevância e a competitividade do seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo e deseja receber novidades, não deixe de assinar nossa newletter para se manter bem-informado.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Confira 5 dicas para acertar na contratação de funcionários em seu posto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!