Quais os desafios da gestão de postos de combustível? Veja aqui

Os desafios da gestão de postos de combustíveis são árduos e competitivos. Em geral, esses estabelecimentos funcionam 24 horas por dia, o que exige um planejamento estratégico por parte de seus proprietários e gestores. Afinal, é preciso lidar com colaboradores, clientes e fornecedores a todo instante, bem como acompanhar os níveis das bombas, administrar a loja de conveniência e departamentos de prestação de serviços (troca de óleo, pneus, alinhamento e balanceamento).

Tudo isso deve ser feito com foco em criar diferenciais no mercado, já que a forma de atendimento e os preços tabelados são praticamente idênticos em todas as empresas do segmento.

Pensando nisso, selecionamos os principais desafios da gestão de postos de combustíveis que você precisa superar para garantir o sucesso do seu negócio. Confira!

Padronização de processos

Padronizar processos é algo essencial em qualquer empresa, pois garante o seu bom funcionamento. No caso de postos de combustíveis, essa tarefa é primordial para favorecer o fluxo operacional do cotidiano, que é bastante corrido.

Vamos usar atendimento ao cliente como exemplo. Nesse caso, é preciso definir um padrão de como tudo será feito desde a primeira abordagem. Instrua os frentistas da seguinte forma:

  • recebimento do público;
  • abastecimento correto;
  • oferecimento de demais serviços no posto;
  • formas de cobrar a conta.

Assim, é possível manter um padrão de atendimento com foco em qualidade, de modo a reduzir divergências e reclamações, elevando a satisfação da clientela.

Gestão financeira inteligente

Para ter uma gestão de posto exemplar, basta ficar atento aos trâmites financeiros. Afinal, se você tiver um caixa positivo, será possível fazer bons investimentos, como promover melhorias na estrutura do local e adquirir equipamentos de ponta para oferecer serviços diferenciados ao público.

Além disso, vale reforçar a ideia de estipular remunerações fixas para todos que trabalham no estabelecimento, inclusive o proprietário. Com isso, você obtém transparência ao administrar os balanços finais, o que favorece o fluxo de caixa e faz o negócio caminhar para frente.

Gestão ambiental

Controlar as normas ambientais é uma função indispensável para qualquer posto. Por ser considerado um segmento altamente poluente, é preciso que você reduza ao máximo as emissões de produtos e gases nocivos à natureza.

Para isso, basta seguir algumas recomendações: adequar-se à legislação ecológica vigente e realizar a destinação correta de embalagens, resíduos, refugos resultantes da troca de óleo de automóveis e água de lavagem de veículos. Ademais, também é necessário proteger tanques de combustíveis contra vazamentos e criar planos emergenciais para situações de perigo.

Ao providenciar tudo isso, seu postos de combustíveis será bem-visto pelas pessoas, o que fortalece a imagem da sua marca no mercado.

Segurança do trabalho

Além de ser um local ambientalmente perigoso, o mesmo cuidado deve ser tomado com a sua equipe de colaboradores, visto que eles lidam com alguns materiais contaminantes e inflamáveis o tempo todo.

Em razão disso, é necessário instruir todos eles quanto ao uso correto e obrigatório de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além do treinamento pessoal para a segurança do trabalho. Sem esquecer do pagamento de adicionais, como insalubridade e periculosidade, quando for o caso.

Motivação da equipe

Por fim, chegamos a um dos principais desafios da gestão, pois a motivação reflete na redução da rotatividade de funcionários e ajuda na fidelização de consumidores. Tudo isso contribui para a reputação do posto, portanto é fundamental que sua equipe se sinta motivada a atender bem os clientes. Para isso, invista em uma política de bonificações, reajuste salários com frequência, ofereça condições mais flexíveis de trabalho, entre outros incentivos.

Esperamos que os desafios da gestão de postos de combustível mencionados acima tenham ajudado você a ter uma noção mais realista de como esse negócio precisa funcionar para obter sucesso. Para se dar bem nesse segmento, busque conhecimento, acompanhe novidades e troque experiências com outros gestores do ramo.

E então, o que achou deste conteúdo? Aproveite o gancho desta leitura para se instruir um pouco mais sobre o assunto! Conheça algumas tendências de gestão para você aplicar no seu posto.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Quais os desafios da gestão de postos de combustível? Veja aqui”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!