5 tendências para lojas de conveniência

O tempo em que as únicas coisas que eram vendidas em lojas de conveniência eram carvão e gelo para churrasco já se foi. Hoje em dia, muitas delas já contam até com 700 itens, além de oferecer vários novos serviços, os quais vão de acesso à Internet a espaços para relaxamento.

O surgimento de tendências para lojas de conveniência tem feito com que esse setor se expanda cada vez mais, faturando muito ao mês. Para o futuro, os proprietários dessas lojas têm apostado em um número ainda maior de utilidades, incluindo farmácia, lotérica, lavanderia etc.

Se o empreendedor não contar com alternativas para tornar o seu negócio mais atraente, certamente a concorrência vai ter mais condições de conquistar clientes. Pensando em ajudar, trouxemos uma lista de tendências para loja de conveniência. Confira e boa leitura!

1. Espaço multifuncional

Os postos têm evoluído os espaços de conveniência para inúmeros serviços agregados, desde restaurantes até drogarias, lavanderias e outros.

O empreendimento que não tem uma margem de lucro muito alta com a venda de combustíveis pode aproveitar o posicionamento estratégico a fim de maximizar a receita com manutenção de caminhões, serviços de conveniência e outros.

A tendência de postos de combustíveis com foco no espaço de conveniência é muito bem representada, no Brasil, pelo novo empreendimento do Habib’s, já que está abrindo o seu primeiro posto agregado a uma unidade da rede de restaurantes italianos Ragazzo, do mesmo grupo.

2. Estrutura container

Os containers, usados de forma adequada como material de construção em várias áreas, também podem ser muito reaproveitados, inclusive como estrutura para postos de combustíveis.

Essa tendência ainda está em fase inicial. No entanto, muitos países já têm adotado os chamados postos containers, que são muito compactos. O investimento é bem menor do que aquele feito em uma estrutura completa de posto, bem como o tempo de implantação.

3. Sistemas de conectividade entre carros e postos

Uma das novidades mais incríveis é a presença de tecnologias capazes de conectar veículos de modo mais inteligente, com sistemas de conectividade que conseguem alertar os condutores de manutenções e muitas outras demandas do veículo, indicando postos de combustíveis próximos que vão fornecer os serviços exigidos.

O mesmo sistema também pode ser utilizado para revelar ao condutor, ao chegar a um posto, quais as possibilidades de conveniência e de alimentação disponíveis no local, ou seja, uma funcionalidade extremamente útil tanto para o negócio quanto para usuário.

4. Programas de fidelidade independentes

Uma forma de tentar assegurar a preferência dos clientes é implantar um programa de fidelidade exclusivo para postos de combustíveis. Por meio dele, é possível conhecer os clientes, saber os que mais abastecem e aqueles que estão inativos há algum tempo.

Uma boa dica é direcionar as promoções para cada um dos segmentos da clientela, com campanhas via SMS. Os clientes fazem o abastecimento, acumulam e trocam seus pontos por serviços ou produtos no próprio posto, por exemplo. O programa tem como objetivo principal o aumento das vendas e, consequentemente, a rentabilidade do revendedor.

5. Sistema de drive-thru para a loja de conveniência

Uma das maneiras de aumentar a receita das lojas de conveniência nos postos de combustíveis é adotar um sistema de drive-thru. Afinal, essa é uma tecnologia que aproveita o fluxo de clientes e permite que eles façam compras no espaço de conveniência sem a necessidade de ter uma vaga para estacionar e, o melhor, sem gastar tempo além daquele que vai precisar para o abastecimento.

Essa comodidade faz a transformação de qualquer loja de conveniência em um drive-thru, porém, não demanda muito investimento extra para adequar a estrutura física do local.

Agora que você já sabe quais são as tendências para loja de conveniência, é claro que não vai deixar de investir para conquistar cada vez mais clientes no seu negócio, não é mesmo?

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