Como realizar uma gestão de estoques em uma loja de conveniência?

Você certamente deve saber que gerenciar uma loja de conveniência em um posto de combustível não é nada fácil. Pelo contrário, estamos falando de uma atividade que exige muitos cuidados e atenção. Fazer o controle e o registro de todas as vendas, garantir que os clientes tenham um atendimento de qualidade, gerir a equipe e, principalmente, fazer uma boa gestão de estoque são algumas tarefas indispensáveis para o sucesso do negócio.

A gestão de estoque é o processo que compreende a escolha do tipo de estoque, a forma de organizá-lo e o inventário que precisa ser realizado periodicamente. Dentre as responsabilidades citadas, a gestão de estoque é, sem dúvidas, uma das mais complexas e trabalhosas. Controlar o número de itens armazenados e garantir que essa quantidade não fique alta ou que não os produtos não faltem é imprescindível para que a loja de conveniência obtenha excelentes resultados.

Pensando na dificuldade de fazer uma gestão de estoque e no quão relevante ela é, preparamos algumas dicas para que você possa gerir e controlar de forma eficiente o estoque! Continue acompanhando e confira. Boa leitura!

Faça um levantamento geral de produtos

Antes de iniciar o gerenciamento do estoque, é necessário saber exatamente quais são as mercadorias comercializadas pela loja. Desse modo, deve-se fazer um levantamento, coletar todos os dados e detalhes dos itens e, em seguida, cadastrá-los para controle.

Após ter feito todo o levantamento e conhecido todos os produtos comercializados, é possível fazer a gestão de estoque propriamente dita e realizar todo o controle da entrada e da saída de mercadorias.

Utilize uma check-list de conferência do estoque

Após levantar e registrar todos os produtos, é necessário montar uma check-list para a conferência do estoque. Tal ferramenta trata-se de uma lista para a conferência de todas as mercadorias armazenadas e o apontamento das quantidades.

A check-list pode ser usada também como inventário, pois permite confirmar que os números registrados na planilha ou no software de gestão estão de acordo.

Aplique a metodologia PEPS

A metodologia PEPS, que significa “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, é uma das mais efetivas e usadas quando se fala em gestão de estoque. A partir dela, os gestores conseguem garantir que os primeiros produtos a entrar no estoque sejam os primeiros levados para as prateleiras da loja.

Tal processo lógico de gestão de estoque é capaz de evitar as perdas e de assegurar que os consumidores sempre encontrem produtos novos nas prateleiras.

Crie procedimentos

É imprescindível que sejam criados procedimentos para serem seguidos. Para tanto, é preciso elaborar fluxogramas e descrever tarefas como verificação física do estoque, reposição de produtos, abertura de pedidos de compra/reposição etc.

Além disso, todos os procedimentos precisam ser escritos, registrados e apresentados a todos os funcionários da loja de conveniência. Assim, é possível aumentar a chance de trazer resultados satisfatórios e de seguir corretamente o que foi definido.

Segmente o estoque em áreas

Quando falamos em segmentar o estoque em áreas, não estamos falando de organização, mas de norma. Alguns produtos não podem ser misturados com outros e produtos vencidos devem ficar separados de algum modo (pode ser em prateleiras sinalizadas, caixa ou cesto), para evitar o reabastecimento da loja de conveniência com mercadoria vencida.

Não se esqueça de que produtos vencidos ocasionam multas, ou seja, são prejuízos por falta de uma boa gestão que acabam detonando qualquer lucro do negócio.

A gestão de estoque é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. É isso que garante que os consumidores sempre vão encontrar os produtos que desejam. Além disso, uma gestão eficiente e bem-feita pode reduzir grandes prejuízos, controlar inventário, otimizar o processo de compras, facilitar o controle de fornecedores e muito mais. Então, agora que você já conhece as melhores dicas, já pode colocá-las em prática e fazer uma ótima gestão no seu negócio!

Gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Que tal seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhar as nossas novidades por lá?! Estamos no YouTube e no Flickr!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Como realizar uma gestão de estoques em uma loja de conveniência?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!