Como fazer um inventário para postos de combustíveis? Aprenda agora!

O setor de comercialização de combustíveis está sujeito a pressões diárias que impactam diretamente os ativos e os resultados das empresas que atuam no ramo. Cientes disso, os gestores dos postos de combustíveis precisam manter os controles operacionais e financeiros em dia, dando especial atenção à contabilidade da empresa. Para isso, é essencial saber como fazer um inventário, a fim de maximizar os resultados, ampliar a visão estratégica e evitar perdas futuras.

Decisões recentes, que afetam a principal companhia de petróleo do país, têm desenhado um quadro mais moderno ao setor de combustíveis. Entre elas, a adoção de uma política de preços que acompanha a variação internacional do valor do barril de petróleo e a entrada de novos concorrentes já começam a desenhar um futuro ainda mais competitivo para o setor e benéfico ao consumidor final.

Para atuar nesse cenário os administradores precisam estar atentos e monitorar constantemente seus ativos e os retornos que proporcionam. O inventário permite acompanhar o andamento de cada produto comercializado nas revendedoras. A seguir, vamos entender o que é e qual a importância de um inventário para postos de combustíveis. Confira!

O que é um inventário?

Um inventário é um processo que cataloga cada unidade dos elementos importantes para operação de uma revendedora, com o intuito de garantir um controle maior sobre a situação de cada um deles. Esse processo gera uma visão mais ampla do funcionamento do negócio possibilitando uma análise mais estratégica da sua situação patrimonial, onde é descrito de maneira profissional e detalhada quais foram os movimentos de entrada e saída de uma empresa em determinado período.

Embora o foco deste artigo seja aprender como fazer um inventário em postos de combustíveis, esse método de controle também é aplicado em empresas dos mais diferentes ramos que tenham itens em estoque. Graças ao inventário é possível avaliar a situação presente e ter a segurança para a tomada de decisão futura no que diz respeito à compra de novos produtos, ao tempo de giro de determinado item e à avaliação sobre a presença de produtos paralisados, vencidos ou danificados.

Como fazer um inventário?

Para começar a fazer um inventário é necessário listar todos os itens em estoque. Contar com o auxílio de programas de controle de estoque e gestão comercial facilita e muito essa tarefa. Por meio desses programas é possível levantar todos os registros de fluxo de caixa, o histórico de emissão de notas fiscais, além do controle do cadastro de clientes e produtos.

Assim, é possível identificar cada item presente e reduzir o risco de erros na movimentação de saída e entrada de estoque, classificando-as conforme for mais conveniente, segundo os parâmetros desejados como tamanho, unidade de medida, valor etc.

Por fim, faça a atualização do inventário inicial por meio da contagem dos itens em estoque em horários pré programados, em que não haja entrada e saída de produtos. Com essa listagem você conseguirá visualizar facilmente os valores investidos em estoque e a participação de cada item nesse total.

Não esqueça de manter seu sistema de controle de estoque sempre atualizado, verificando constantemente se existem divergências na contagem para identificar eventuais roubos, perdas, ou devoluções não registradas.

Quais os benefícios de usar um inventário?

Agora que conhecemos o processo de controle por meio de inventários, fica fácil compreendermos a importância desse método para os resultados das revendedoras de combustíveis. O controle sobre todos os itens que entram e saem da empresa permite uma segurança quanto à real situação patrimonial do negócio, além de uma previsibilidade maior quanto às suas necessidades futuras.

Adotando essa ferramenta ágil de controle é possível garantir uma reposição mais rápida dos estoques. Isso permite mantê-lo organizado de uma maneira mais eficiente e que facilite as operações diárias.

Quer receber orientações mais detalhadas sobre como fazer um inventário em sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo para que possamos contribuir com uma melhor gestão e controle dos ativos da sua empresa.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!