5 dicas ideais para destacar o posto de combustível no mercado
Os postos de combustível são tão comuns nas cidades que grande parte das pessoas nem sabe diferenciar um estabelecimento do outro. Muitas delas estão interessadas apenas no reabastecimento, sem desenvolverem qualquer tipo de interação com a marca.
Contudo, não precisa ser assim. Para se diferenciar entre os concorrentes do posto de combustível, mostraremos algumas dicas importantes. Assim, será possível desenvolver um relacionamento especial com os seus clientes e ainda garantir agilidade na rotina cotidiana. Boa leitura!
1. Esteja presente nas mídias sociais
As mídias sociais já eram uma estratégia fundamental antes, mas a pandemia do coronavírus tornou a presença digital ainda mais importante. Afinal, muitas pessoas estão evitando sair de casa e buscando interagir pela internet.
Portanto, crie perfis nas redes sociais e interaja diretamente com seus clientes, respondendo às dúvidas e postando conteúdos relevantes. Isso aproxima a organização das pessoas, mostrando que ela está aberta para a troca de ideias e uma divulgação transparente dos seus produtos.
2. Conte com a tecnologia
Uma boa opção para agregar a tecnologia ao seu posto é apostar em soluções digitais como softwares para CRM (em português, gestão de relacionamento com o cliente). Essa ferramenta é como um banco de dados capaz de registrar informações sobre vendas e programas de fidelidade.
Além disso, adote máquinas de cartão. Quando o cliente só precisa aproximar o cartão para concluir o pagamento, a interação fica bem mais ágil. Basta pensar que muitos consumidores desejam apenas realizar um abastecimento rápido, então é importante investir em soluções ágeis.
3. Crie um programa de fidelidade
Algumas razões transformam uma pessoa em cliente fiel do seu posto, como a qualidade e o bom humor dos atendentes, a agilidade no serviço ou até mesmo um posicionamento geográfico favorável. De qualquer modo, é uma ótima medida buscar fidelizar os clientes.
Isso pode ser feito por meio de um programa de fidelidade que premie os consumidores fiéis, oferecendo descontos e inscrições em premiações. Tais ações são muito importantes para mostrar que o seu posto se preocupa em recompensar as pessoas que sempre passam por lá.
4. Agregue serviços
Outra estratégia útil para diferenciar o seu posto dos competidores é agregar serviços — ou seja: ir além da venda de combustível. Dessa forma, os consumidores podem realizar outras compras em seu estabelecimento, o que facilita muito a vida daqueles que têm uma rotina corrida.
Assim, caso você ofereça recursos adicionais, acaba atraindo mais pessoas e se destacando. As mídias sociais, já mencionadas, são ótimas para pesquisar as demandas mais recorrentes entre seus clientes.
Quanto aos serviços que podem ser oferecidos, podemos destacar os de uma loja de conveniência. Eles incluem a venda de pães, bebidas, remédios básicos, materiais para as refeições, entre outros.
5. Foque na qualidade do atendimento
Sejamos sinceros: todo mundo gosta de ser bem recebido no comércio. Um sorriso ou mero “bom dia” pode ser bastante eficiente para cativar as pessoas e até mesmo diferenciar o posto. Imagine que legal seria se o seu estabelecimento fosse conhecido como aquele que tem os atendentes mais educados?
Como vimos neste conteúdo, é possível se destacar entre os inúmeros concorrentes do posto de combustível e desenvolver um negócio diferenciado. Isso envolve bom atendimento, acesso às tecnologias e até mesmo os programas de fidelidade, por exemplo.
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