Como abrir um restaurante de sucesso no posto de combustível?
Assim como uma loja de conveniência, um restaurante pode ser um excelente empreendimento para um posto de combustível. A diversificação tem sido bem recebida pelos empresários e pelo público usuário.
Para que você tenha sucesso no seu negócio, no entanto, é necessário conhecer alguns detalhes de planejamento, assim como outros mais operacionais. Desse modo, é possível garantir que nada fique para trás.
Continue a leitura deste post e saiba como abrir um restaurante de sucesso no posto de combustível!
1. Faça uma pesquisa de mercado na região do posto
A primeira iniciativa a ser tomada é a realização de uma pesquisa de mercado na região onde está instalado seu posto de combustível. Isso é necessário para você conhecer a demanda existente, isto é, o movimento comercial que pode ser esperado com a instalação do restaurante no seu estabelecimento.
Além disso, você deve conduzir uma pesquisa junto à sua clientela atual, aquela que faz uso do seu posto no dia a dia. Dessa forma você consegue perceber como seria recebido o novo empreendimento — ao mesmo tempo, sinaliza antecipadamente com uma divulgação.
2. Conheça a legislação aplicável
Um aspecto muito importante que precisa ser considerado desde o início (logo que você tiver a ideia de abrir o restaurante no seu posto) é o conhecimento da legislação aplicável. Em especial, considere as previsões da legislação sanitária.
Procure a Vigilância Sanitária da sua cidade e peça orientação. Alguns municípios possuem ainda uma legislação complementar, que também precisa ser conhecida.
Na verdade, um restaurante só pode entrar em funcionamento após receber a Licença de Funcionamento daquele órgão de saúde. Para isso, alguns trâmites são necessários e podem envolver medidas estruturais previstas no projeto do restaurante.
3. Defina a estrutura e o padrão
Ao confirmar a demanda, você define o padrão com que pretende trabalhar. Trata-se de um restaurante popular para trabalhadores da região, fornecendo pratos executivos? A procura maior é por um sistema self-service com pratos mais exigentes?
Qualquer que seja o caminho a seguir, o próximo passo é definir a estrutura de funcionamento. Isso significa dimensionar, entre outros aspectos:
-
local de recebimento dos insumos (mantimentos, frutas, verduras);
-
local e forma de armazenamento (estantes, refrigeradores, freezers);
-
local e procedimentos de manipulação e preparo;
-
local de consumação (salão, mesas);
-
rotinas de atendimento.
4. Planeje bem suas ações
Ao definir o mercado e dimensionar os locais e procedimentos operacionais que serão adotados, você já sabe o que pretende fazer. É hora de planejar como fazer, por onde começar, o que priorizar e, em especial, quanto isso vai custar.
Dessa forma, considere as seguintes ações a serem organizadas para um bom planejamento:
-
identificar as exigências da legislação;
-
com base no local, definir as principais estruturas a serem construídas ou adequadas;
-
definir a temática ou o estilo interno (mobiliário, decoração);
-
definir o fluxo operacional (como o restaurante vai funcionar);
-
elaborar uma planilha de custos especificando cada item de despesa;
-
fazer uma previsão de amortização do investimento (quando estará quitado e quanto você terá pago pelo que investiu);
-
identificar e conhecer seus fornecedores;
-
capacitar e treinar sua equipe para o encantamento dos clientes.
Saber como abrir um restaurante no seu posto de combustível já é um bom começo para um maior encantamento dos seus clientes. Sucesso!
Gostou deste post? Então veja aqui bons motivos para abrir uma loja de conveniência no seu posto!