5 dicas para contratar funcionários
Um dos grandes desafios de gestores de postos de combustível é contratar bons funcionários, que são comprometidos e responsáveis com os serviços prestados no seu estabelecimento.
Os colaboradores de um posto são a espinha dorsal do seu negócio. Por isso, investir tempo no processo de contratação, especialmente na fase das entrevistas é essencial para conseguir identificar o profissional correto para o seu empreendimento.
Veja a seguir 5 dicas para contratar funcionários para o seu posto de combustível. Acompanhe:
Tenha clareza sobre o que é preciso para a vaga
A busca por qualquer tipo de profissional deve se dar na definição exata sobre o que você precisa para a vaga que quer preencher. Quais são as competências que um frentista ou outro tipo de funcionário precisa ter? Quais são as habilidades necessárias? Você pretende que ele já tenha uma experiência prévia em postos ou prefere treinar uma pessoa “do zero”?
As respostas para essas e outras perguntas vai definir o tipo exato de profissional que você pretende buscar. Sabendo o que procura, fica mais fácil formular as perguntas e saber se o candidato se enquadra no que você oferta. Este procedimento simples pode evitar muitas frustrações futuras, tanto por parte do dono como do futuro empregado.
Deixe claro quais são as funções que o entrevistado irá desempenhar
No momento da entrevista é importante deixar bastante claro para o candidato quais são as funções que ele irá desempenhar no dia a dia. Isso é fundamental porque muitas pessoas buscam um processo seletivo simplesmente pelo salário e podem acabar se frustrando quando perceberem que o trabalho não é o que esperavam. Você também deve explicar nesse momento quais são as expectativas mais subjetivas como pontualidade, iniciativa ou capacidade de liderança.
Explicar o que se espera do potencial funcionário dá a ele a chance de desistir da vaga, evitando uma necessidade futura de ter que realizar novo processo seletivo a curto prazo.
Conheça as expectativas do entrevistado
Assim como é importante descrever o que você espera da pessoa que irá preencher a vaga, deve também saber quais são as expectativas do entrevistado para o cargo. O que é para ele trabalhar em um posto de combustível? No caso de um frentista, o que ele espera do dia a dia com os clientes? Quais são suas expectativas salariais?
Saber a resposta dessas perguntas vai dar a você a possibilidade de escolher um candidato que tenha expectativas parecidas com as necessidades da vaga. Pode parecer óbvio, mas vale alertar: realmente ouça o entrevistado e não hesite em fazer perguntas caso esteja confuso em algum ponto sobre o que falou. O importante é entender exatamente qual é o perfil do entrevistado.
Evite perguntas muito fechadas ou muito abertas
As perguntas em uma entrevista de emprego devem sempre buscar um objetivo, que é o de selecionar um candidato que tenha o perfil o mais próximo do que você precisa. Por isso, evite perguntas que sejam muito abertas e fáceis de fazer o entrevistado se perder. Questões como “quais são suas principais qualidades?”, “quais pontos você acha que pode melhorar?” e outras parecidas são convites para respostas longas e que não servirão para os seus propósitos.
Da mesma forma, evite também perguntas que possam ter como resposta simplesmente um “sim” ou um “não”, porque elas podem tornar a entrevista muito difícil e curta, especialmente se o entrevistado for uma pessoa introvertida.
Saiba quais são os objetivos do entrevistado
Você também deve saber quais são os objetivos de médio e longo prazo do candidato e avaliar se eles estão em consonância com o seu projeto. Um entrevistado que esteja buscando uma vaga de frentista, mas que está no final de uma faculdade de Administração, por exemplo, pode ser uma ótima escolha se você busca um gerente a longo prazo.
Uma forma boa de saber quais são os objetivos do candidato é perguntar o que ele imagina estar fazendo daqui a 5 e daqui a 10 anos.
Vimos no post de hoje o que você deve fazer para contratar bons funcionários para o seu posto de combustível. É importante, antes de qualquer coisa, saber exatamente o que você espera do funcionário e guiar as suas perguntas na entrevista a partir daí. Conhecer as expectativas e objetivos do profissional, assim como deixar claro quais são os seus, também é fundamental.
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