Voltar

Notícias

Consumo de gás natural cai 10,9% em julho contra um ano antes, diz Abegás

20/09/2019

Fonte: Valor Econômico

O consumo de gás natural no Brasil totalizou em julho 65,442 milhões de metros cúbicos por dia, com queda de 10,9% ante igual período do ano passado e alta de 18,1% em relação ao mês anterior, informou nesta quinta-feira a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

De acordo com a entidade, tanto a queda em relação ao consumido em julho de 2018 quanto a alta na comparação com junho deste ano devem-se ao consumo de gás pelas termelétricas. Em julho deste ano, o despacho das térmicas a gás foi de 25,4 milhões de metros cúbicos/dia, com alta de 62,1% em relação a junho, mas ainda abaixo (-17,9%) do registrado em julho de 2018.

“Os números do consumo total de gás natural são impactados pelo despacho termelétrico definido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), reflexo direto de questões hidrológicas. Mas a queda em relação aos números do ano passado também sinaliza uma desaceleração da atividade econômica e industrial. Embora o consumo industrial tenha ficado estável em relação a junho, com alta de apenas 0,37%, na comparação com julho de 2018 a retração é de 4,8%”, afirmou o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, em nota.

Com relação ao segmento industrial, o consumo de gás natural em julho deste ano foi de 27,9 milhões de metros cúbicos/dia.

O consumo de gás natural veicular (GNV) totalizou 5,9 milhões de metros cúbicos em julho, com alta de 0,37% em relação a igual período do ano passado, porém com queda de 1,23% na comparação com o mês anterior.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade