Voltar

Notícias

Em reunião com deputado Guilherme da Cunha, presidente do Minaspetro aborda pautas urgentes da Revenda

23/02/2021

Fonte: Minaspetro

Na tarde desta segunda-feira (22), o presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães, almoçou com o deputado estadual Guilherme da Cunha (Partido Novo), em mais um encontro que teve como objetivo levar a um agente do poder público as pautas para garantir a sobrevivência da Revenda varejista de combustíveis.

Aproveitando a boa relação com o parlamentar, que participa ativamente das atividades do sindicato há vários anos – antes mesmo de sua eleição em 2018 -, o Minaspetro ouviu do deputado a seguinte pergunta: “Como eu posso ajudar os revendedores neste momento complicado para o setor?”

Em resposta, Carlos Guimarães ressaltou que a pauta mais urgente para a Revenda continua sendo o alto valor do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis, assim como as alíquotas elevadas sobre estes produtos (31% na gasolina; 16% no etanol; 15% no diesel).

Como ações de efeito imediato, o Minaspetro sugeriu à Guilherme da Cunha as seguintes medidas:

– Congelamento do PMPF dos combustíveis para impedir que o “efeito bola de neve” dos reajustes da Petrobras continuem prejudicando a população;

– Intervenção do deputado junto ao Corpo de Bombeiros em relação ao AVCB; recentemente, o órgão passou a exigir que empreendimentos vizinhos aos postos também façam parte do AVCB dos empreendimentos, o que torna o cumprimento da obrigação ainda mais burocrático e oneroso para os postos;

– Revisão dos procedimentos internos do licenciamento ambiental no âmbito estadual, um dos processos mais burocráticos e com regras e exigências irreais para o segmento varejista de combustíveis;

– Apoio junto aos órgãos municipais e estaduais de trânsito, que continuam imputando regras e criando dificuldades para os postos de combustíveis.

Atuação

A relação entre Minaspetro e Guilherme da Cunha vem de longa data. Desde que foi eleito, o parlamentar ex-líder de governo atuou na linha de frente em conversas com Romeu Zema e a Secretaria de Estado de Fazenda na cobrança por um ICMS mais justo sobre os combustíveis.

Ao todo, Da Cunha e Minaspetro já participaram de cinco reuniões na Cidade Administrativa com membros do governo estadual, explicando como a cobrança do PMPF bem acima do preço médio real prejudica os postos em todo o estado.

Os encontros resultaram na mudança do cálculo referente ao PMPF, conforme divulgado pelo Minaspetro em novembro de 2019.

Ética

Ao final do encontro, o presidente do Minaspetro se ofereceu para arcar com os custos do almoço. Uma fatura de R$ 90,00 em um restaurante da capital mineira.

O parlamentar, reconhecido por suas convicções políticas e éticas, além da vida pública com total transparência, rechaçou a cortesia e dividiu por igual os custos. Atitude que reforça a confiança depositada pelo Minaspetro e segmento varejista de combustíveis no trabalho desenvolvido por Da Cunha.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade