Voltar

Notícias

Reunião na prefeitura de BH deve definir rumos da abertura do comércio

31/07/2020

Fonte: O Tempo

Uma reunião na prefeitura de BH deve definir as medidas a serem adotadas na próxima semana na capital mineira. Empresários pleiteiam a reabertura do comércio, mas a ocupação de leitos e a taxa de transmissão do coronavírus podem ser decisivos para que a cidade permaneça com o funcionamento só de atividades essenciais por pelo menos mais uma semana. Em entrevista após reunião com representantes dos empresários, o prefeito de BH, Alexandre Kalil, disse ontem ver um “luz no fim do túnel”, mas não cravou quando deve reabrir.

Para a reunião da tarde desta sexta-feira, foram convocados para a entrevista os secretários municipais de Saúde, Jackson Machado Pinto; de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; de Fazenda, João Fleury Teixeira; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato e de Política Urbana, Maria Caldas. Machado, por exemplo, esteve reunido com o prefeito nessa quinta.

Entre os empresários, o pleito é para reabertura total do comércio por causa da comemoração do Dia dos Pais. Mas a ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 permanece acima de 90%, o que é fator preocupante.

Após reunião ontem com Kalil, o presidente do Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), Nadim Donato, não escondeu o otimismo ao afirmar que espera novidades para esta sexta.

Quem também mostrou otimismo foi o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (Sindhorb), Paulo Pedrosa. Ele citou o estudo desenvolvido pela BHTrans, que está mapeando cerca de 70 pontos para fechamento de vias com maior concentração de bares e restaurantes.

A ideia é propiciar mais espaçamento entre as mesas para que se possa diminuir a possibilidade de propagação da doença, e com isso, reabrir também a partir de semana que vem.

Na contramão desse otimismo vem a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que divulgou nota também nessa quinta com o título “Quando vamos reabrir o comércio?”. Segundo o texto, nenhum representante foi convidado a participar do encontro de ontem, por isso continuam a afirmar que a administração de Kalil é “intransigente e autoritária”. Em meio a esse clima de incertezas, agora é esperar o desfecho desse encontro marcado para as 14h.

Coronavírus

Apesar do otimismo dos setores econômicos, o coronavírus continua implacável na capital. Conforme o último boletim divulgado nessa quinta, são 20.276 infecções confirmadas e 498 mortes causadas pela Covid-19.

As taxas de ocupação de leitos continuam altas na capital. Dos exclusivos para Covid-19 nas UTIs, há 90,7% de utilização, com apenas 39 vagas abertas.

O percentual de leitos gerais é de 87,2% em BH. Nas enfermarias, há 67,9% de ocupação em leitos exclusivos para pacientes de coronavírus e, no total, 68,7% de vagas tomadas.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade