O mercado brasileiro de veículos eletrificados fechou novembro com 21.209 unidades emplacadas, segundo a ABVE. O volume representa uma leve queda de 0,75% em relação a outubro, mas mantém uma trajetória de crescimento no comparativo anual — alta de 23,7% frente a novembro de 2024. Mesmo sem novas explosões mensais, os eletrificados seguem ganhando força dentro do mercado de leves e já representam 9,3% das vendas do mês.
Plug-in seguem na liderança absoluta
Os carros com recarga na tomada continuam dominando o setor. Em novembro, os plug-in (BEV + PHEV) responderam por 79,9% de todos os eletrificados vendidos, totalizando 16.943 unidades.
Dentro desse grupo, o desempenho foi dividido da seguinte forma:
- Híbridos plug-in (PHEV): 9.680 unidades (45,7%)
- 100% elétricos (BEV): 7.263 unidades (34,2%)
Os PHEV seguem como a tecnologia favorita do consumidor brasileiro, com alta de 2,4% sobre outubro e crescimento expressivo de 39,8% na comparação com novembro de 2024. Já os BEV tiveram uma oscilação mensal negativa de 9,1%, mas ainda assim acumulam um salto de 34,1% na comparação anual.
A soma dos dois tipos de eletrificados plug-in (modelos que vão na tomada) reforça uma mudança clara nos hábitos de compra: cresce o interesse por modelos capazes de rodar no modo elétrico no dia a dia, mas sem abrir mão do motor a combustão para viagens.
Híbridos também avançam
Entre os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex), foram 4.266 unidades vendidas no mês — 20,1% do total de eletrificados.
- HEV: 2.357 (11,1%)
- HEV Flex: 1.909 (9,0%)
Os números mostram que, apesar do avanço mais lento, o segmento segue firme, com crescimentos de 8,8% e 8,5%, respectivamente, em relação a outubro.
Micro-híbridos recuam após meses de alta
Os modelos micro-híbridos (MHEV) registraram 4.906 unidades, uma queda mais acentuada de 23,1% frente ao mês anterior.
A divisão ficou assim:
- MHEV 12V: 3.339 unidades
- MHEV 48V: 1.567 unidades
Ônibus elétricos: novembro mais fraco, mas ano segue em alta
O segmento de ônibus elétricos registrou apenas 26 unidades em novembro, uma queda de 70% sobre outubro. Apesar disso, o acumulado do ano continua forte, com 662 emplacamentos, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2024.
São Paulo, como de costume, concentrou praticamente todas as vendas do mês: 25 dos 26 ônibus emplacados.
Desempenho regional: Sudeste perde espaço, Norte e Nordeste crescem
A “geografia da eletromobilidade”, como define a ABVE, continua mudando. O Sudeste ainda aparece em primeiro, mas sua participação vem caindo ano a ano.
Vendas por região em novembro:
- Sudeste — 9.382 (44,2%)
- Sul — 4.033 (19,0%)
- Centro-Oeste — 3.618 (17,1%)
- Nordeste — 3.417 (16,4%)
- Norte — 777 (3,7%)
O destaque é a continuidade do avanço fora do eixo tradicional. Nordeste e Sul se destacam especialmente nos veículos 100% elétricos, enquanto o Centro-Oeste — impulsionado por Brasília — ganha relevância nos plug-in.
Estados e municípios que mais venderam eletrificados
Estados:
- São Paulo — 6.220
- Distrito Federal — 2.413
- Paraná — 1.470
- Minas Gerais — 1.435
- Rio Grande do Sul — 1.315
Municípios:
- Brasília — 2.413
- São Paulo — 2.399
- Belo Horizonte — 908
- Rio de Janeiro — 702
- Curitiba — 641
Os dados reforçam a descentralização gradual da eletrificação no país – movimento também mostrado na matéria principal sobre Brasília assumir a liderança nacional em novembro.
