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Preço médio do etanol subiu 9,2% em 2010, segundo ANP

25/07/2011

A venda dos principais combustíveis derivados de petróleo cresceu 11,4% em 2010, na comparação com 2009, devido, basicamente, ao crescimento econômico do país, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural 2011, no ano passado, a produção nacional de etanol anidro e hidratado cresceu 8,1%, retomando a trajetória de crescimento iniciada em 2001, atingindo volume aproximado de 28,2 milhões de m³.

Em relação a 2009, houve alta de 8,1% A taxa média anual de crescimento para o período 2001-2010 foi de 10,5%.

Em 2010, o preço médio anual do etanol hidratado ao consumidor foi de R$ 1,66/litro, valor 9,2% superior ao registrado no ano anterior.

A região Sudeste, maior produtora nacional, com 18,9 milhões m³ (66,9% da produção brasileira), apresentou incremento de 6,7% em relação a 2009.

O estado de São Paulo, principal produtor nacional, contribuiu para este resultado com o aumentou de 5,7% na produção durante o período.

O Anuário divulgado nesta sexta-feira apresenta informações consolidadas do setor de petróleo e gás natural no período que vai de 2001 a 2010.

No diesel, “o bom desempenho do setor industrial e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)” contribuíram para um aumento de 11,2% nas vendas do produto.

Já a expansão do setor aéreo fez com que as vendas de querosene de aviação aumentassem 15,1%. Apenas três distribuidoras foram responsáveis por abastecer este mercado: BR (60,7%), Shell (37%) e Air BP (2,3%).

Em sentindo contrário, no entanto, sofreram baixa as vendas de óleo combustível (-2%) e de querosene iluminante (-6%).

Segundo o anuário, a capacidade instalada das usinas de biodiesel teve aumento de 33% e a produção, de 49%, para atender à demanda, que aumentou com a elevação do percentual de adição de biodiesel ao diesel de 4% para 5%.

Postos revendedores

No final do ano passado, 38.235 postos operavam no país, o que representa um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior.

Do total de postos revendedores, 84,3% estão concentrados nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, sendo que mais de 20% do total estão instalados somente no estado de São Paulo.

Em âmbito nacional, 5 das 118 bandeiras atuantes detiveram 46,7% da revenda de combustíveis. São elas: BR (19,9%), Ipiranga (13,4%), Shell (5,8%), Cosan (4%) e Alesat (3,6%).

Já os postos revendedores que operam com bandeira branca, isto é, que podem ser abastecidos por qualquer distribuidora, apresentaram pequena queda na participação, passando de 43,8%, em 2009, para 43,6% em 2010.

Em 2010, o preço médio nacional da gasolina C registrou alta de 2,6%, saltando de R$ 2,502 para R$ 2,567.

Exploração e Produção

De acordo com o anuário da ANP, até o final de 2010, 745 áreas estavam sob concessão, sendo 344 blocos na fase de exploração, 82 campos em desenvolvimento da produção e 319 campos na etapa de produção.

A ANP aceitou a devolução de 776 blocos exploratórios – sendo 56 em 2010 – que não alcançaram as etapas de desenvolvimento e produção, ou seja, onde não houve descobertas e/ou acumulações comerciais.

Petrobras

Dos 82 campos em desenvolvimento, a Petrobras possuía, sozinha, a concessão de 47 deles, além de participar de outros 19 em parceria com outras empresas.

Com relação aos 319 campos em fase de produção, a Petrobras só não está presente em 38.

A estatal detém a concessão de 264 campos em fase de produção e atua em mais 17 em parceria com outras concessionárias.

O Anuário Estatístico da ANP está dividido em seis seções: “Panorama Internacional”, “Indústria Nacional do Petróleo”, “Comercialização”, “Biocombustíveis”, “Licitação de Blocos” e “Resoluções da ANP”

Fonte: G1

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