Voltar

Notícias

Receita Federal concede maior prazo e parcelamento para autorregularização de créditos de PIS/Cofins

03/02/2023

Fonte: Minaspetro

Mais prazo e possibilidade de parcelamento. Esse foi o resultado da reunião realizada pelo Minaspetro com técnicos da Receita Federal na manhã da última quarta-feira, para debater detalhes e tirar dúvidas sobre a notificação recebida pelos postos para a autorregularização quanto aos créditos de Pis/Cofins. A reunião foi solicitada pelo Sindicato no início de janeiro e foi composta por representantes de entidades de outros estados, o presidente da Fecombustíveis, James Thorpe Neto, advogados tributaristas de todo o país, e os representantes da Receita, Guilherme Henrique Diogo Ferreira e Ricardo Faria Vital de Oliveira.

Os técnicos apresentaram os dados recolhidos da “Operação Inflamável” (clique aqui para ter acesso à apresentação) e deram as duas boas notícias que o mercado de Revenda de combustíveis aguardava com ansiedade – um novo prazo para o pagamento dos débitos, prorrogados para 30 de abril, e haverá a possibilidade de parcelamento da dívida em até 60 vezes.

O que fazer

É preciso deixar claro que as obrigações acessórias que foram modificadas devem ser corrigidas imediatamente para que até o dia 30 de abril a escrita fiscal do posto esteja correta, no mesmo estado em que se encontrava entes que o serviço de ressarcimento fosse executado. A depender da complexidade do reparo a ser feito na escrita fiscal, o processo pode ser trabalhoso e é importante que o revendedor não deixe para a última hora. A perda do prazo poderá acarretar em fiscalização e autuação do posto.

O novo prazo de 30 de abril é válido para os revendedores que desejam pagar o Darf à vista. O novo documento poderá ser emitido e impresso no site da receita com a nova data de vencimento.

Parcelamento

Os empresários que desejarem quitar de forma parcelada poderão solicitar o parcelamento a partir do dia 1º de maio deste ano. A dívida poderá ser dividida em até 60 vezes, no entanto, haverá incidência de multa de 20% e correção das parcelas pela taxa Selic.

É importante ressaltar que pedidos de parcelamentos são realizados apenas para débitos vencidos, por isso, é preciso esperar o vencimento da data do dia 30 de abril para que seja formalizado o processo de parcelamento no dia 1º de maio.

Importante: entre em contato com o Minaspetro

É de suma importância que os revendedores entrem em contato com o Minaspetro em caso de dúvidas. A orientação é que os empresários acionem o Sindicato com informações técnicas da contabilidade em mãos, independentemente do modelo do crédito apurado, para que o Minaspetro forme uma base de dados sólida. O objetivo é avaliar a real situação dos postos do estado para que a entidade para possa atuar de acordo com a realidade dos associados mineiros.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.