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Comércio em MG está otimista para o 1º semestre; mais de 50% dos empresários projetam vender mais
17/01/2025
Após um bom desempenho em vendas no último trimestre do ano passado, o comércio em Minas Gerais está otimista que os resultados possam permanecer ou até mesmo serem superados em 2025. Para 58,4% dos empreendedores, o primeiro semestre deste ano deve ser ainda melhor, embalado pelo aquecimento do setor e por ações realizadas nas lojas.
Os dados fazem parte do levantamento, realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG. Segundo a pesquisa, 55,1% dos empreendedores alcançaram as expectativas de vendas no segundo semestre de 2024, enquanto 42,8% não conquistaram os objetivos.
Para os próximos meses, a pesquisa também mostra uma expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas para 43,2% das 421 empresas respondentes no Estado. Já para o percentual não otimista, a explicativa gira em torno do atual momento político e econômico aliado ao endividamento do consumidor.
De acordo com a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, o aumento no otimismo mostra o quanto o mercado é resiliente e se adapta em meio aos desafios. Nos últimos meses, apesar de indicadores positivos – como a alta empregabilidade – o aumento da taxa básica de juros (Selic) e da inflação seguem pressionando e reduzindo previsões de crescimento para diferentes setores neste ano.
Apesar disso, na comparação de desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período do ano anterior, a pesquisa indica um aumento do volume de vendas em 34% das empresas. Para 31,5% delas, os avanços chegaram a 20% no período.
Pix avança, mas parcelamentos dominam pagamentos
Datas comemorativas do primeiro semestre como o Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Namorados seguem como os principais eventos que estimulam o comércio. Para 2025, dentre as datas comemorativas de maior impacto positivo, o Dia das Mães aparece como a principal do período para 64,3% das empesas, seguido por Carnaval (36,1%) e Dia dos Namorados (25,6%).
“Apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, essas datas despertam emoções na população, juntamente com melhores condições de pagamento. Por isso, a tendência é que certamente elas irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo neste ano”, pontua a economista da Fecomércio-MG.
Com relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado deve ser a principal modalidade utilizada para 47,3% dos respondentes, seguido pelo Pix (19,2%) e cartão de crédito, e crédito com parcela única (14,3%). Na comparação com o primeiro semestre de 2023, o destaque vai para a ampliação da expectativa de pagamento via Pix, que há dois anos era esperado por 10,3% dos empresários.