Voltar

Notícias

ANP divulga método de análise para verificação do percentual de etanol na gasolina

01/08/2025

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou o método oficial para a verificação do percentual de etanol anidro presente na gasolina automotiva, um procedimento essencial para o controle de qualidade nos postos de combustíveis. A prática, que se torna uma rotina importante para a revenda a partir de agosto de 2025, garante que o produto comercializado esteja em total conformidade com a legislação.

O procedimento de análise é acessível e rápido. Ele consiste em adicionar 50 ml de gasolina em uma proveta limpa. Em seguida, é adicionada uma solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl 10%) ou água, cuidadosamente, até atingir a marca de 100 ml. Após tampar a proveta e invertê-la levemente dez vezes, a mistura deve repousar até que as duas camadas (a da gasolina e a da solução aquosa com etanol extraído) se separem completamente.

Para calcular o percentual de etanol anidro na amostra, a ANP estabeleceu uma fórmula específica: V = (A x 2) + 1, onde “V” é o percentual de volume de etanol anidro na gasolina e “A” corresponde ao aumento do volume da camada aquosa.

Como exemplo prático, se a camada de solução aquosa subir de 50 ml para 64,5 ml, o aumento (“A”) é de 14,5 ml. Aplicando a fórmula, o resultado seria V = (14,5 x 2) + 1, totalizando 30% de volume de etanol anidro na amostra. Este procedimento robusto e de fácil aplicação assegura que os revendedores possam monitorar a qualidade do produto e oferecer aos consumidores um combustível dentro das especificações exigidas.

Dúvidas? Fale com o jurídico Minaspetro! CLICANDO AQUI! 

Quer receber notícias como esta direto no seu WhatsApp, em primeira mão?
Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro do que realmente impacta o seu posto.
👉 Clique aqui e entre na lista do WhatsApp do Minaspetro

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade