Novo imposto aumentará preços da gasolina e do diesel, diz IBP; entenda

27/10/2023

Fonte: Money Times

As petroleiras com atuação no Brasil defenderam na quarta-feira (25) que se retire o imposto seletivo de 1% sobre a extração de petróleo do texto da reforma tributária.

Elas alegam que a inclusão do setor pode causar pressão inflacionária e retirar competitividade do Brasil frente a outros países na disputa por investimentos.

O parecer da reforma, publicado mais cedo pelo relator da matéria no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), estabeleceu um teto de 1% na cobrança de um Imposto Seletivo sobre a extração de recursos naturais não renováveis, como minério de ferro e petróleo, entre outros setores.

Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), que representa petroleiras como Petrobras (PETR3; PETR4), Shell e Exxon Mobil no Brasil, afirmou que o segmento já é altamente tributado em toda a cadeia produtiva.

Ele citou impostos como participações especiais e royalties, que incidem sobre a produção de petróleo, assim como a Cide, que incide sobre a comercialização de combustíveis.

O Clipping Minaspetro reproduz fielmente o que está na imprensa.
Os textos não refletem, necessariamente, a opinião institucional do Sindicato.

Notícias Relacionadas

|
30 janeiro
Somos a favor de qualquer redução de jornada de trabalho, desde que negociada entre as partes e com base na realidade das empresas
|
30 janeiro
O presidente Donald Trump continuou a ameaçar o país do Oriente Médio com uma resposta militar, caso as negociações por um acordo nuclear fracassem