ANP autoriza início das operações da interconexão entre a malha de gasodutos do Nordeste e Sudeste

07/01/2025

Fonte: Eixos

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Transportadora Associada de Gás (TAG) e a Nova Transportadora Sudeste (NTS) a iniciarem as operações da interconexão entre a malha de gasodutos de ambas as companhias, no norte do Rio de Janeiro.

A interligação entre NTS e TAG na Estação Cabiúnas, em Macaé (RJ), permite a transferência bidirecional de gás em até 20 milhões m³/dia entre as transportadoras.

Até então, as redes de transporte da NTS e da TAG operavam de maneira segregada: o Tecab conseguia exportar gás do Rota 2 tanto para a NTS quanto para a TAG, por instalações separadas.

O projeto de interconexão consiste na conexão física entre o gasoduto Cabiúnas-Reduc III (Gasduc III), da NTS, e o gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav), da TAG. O aval da ANP foi publicado no fim de dezembro.

As transportadoras acreditam que a interconexão proporcionará melhorias no fluxo de trocas entre áreas de mercado atendidas pela rede integrada nacional.

Em nota, a ANP destacou que o projeto também traz um avanço para o processo de fusão de áreas de mercado, uma vez que viabiliza a contratação independente por parte de carregadores de entrada e saída, com a possibilidade de movimentação direta entre transportadoras.

A TAG opera gasodutos de transporte nas regiões Norte e Nordeste que somam mais de 4.500 km de extensão.

Já a NTS opera uma rede de mais de 2 mil km, entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Concluída a interconexão, a NTS propôs ao mercado um investimento numa nova estação de compressão (Ecomp) em Macaé (RJ) – um desdobramento da interligação entre as malhas do Nordeste e Sudeste, segundo a companhia.

O Clipping Minaspetro reproduz fielmente o que está na imprensa.
Os textos não refletem, necessariamente, a opinião institucional do Sindicato.

Notícias Relacionadas

|
3 junho
Ajuste é neutralizado por desconto propiciado pela subvenção, de modo que os preços de venda da Petrobras para as distribuidoras não serão alterados
|
3 junho
Líderes do segmento alcançam máximas históricas enquanto mercado de BEVs segue em expansão