5 dicas para fazer a descarga de combustível com segurança no posto

A chegada dos produtos nos estabelecimentos é um momento que requer atenção tanto dos empresários quanto dos funcionários. Por isso, acompanhar a descarga de combustível em posto é tão importante para essas empresas. Essa operação deve acompanhar todos os protocolos recomendados pelos órgãos reguladores.

Fazendo isso, você não cometerá erros e poderá evitar uma série de prejuízos que vão desde as perdas financeiras provenientes de multas, autuações, produtos de má qualidade, até os acidentes que acarretam danos físicos para os seus usuários ou para os colaboradores. Sendo que alguns incidentes podem gerar situações com dimensões fatais.

Elaboramos este artigo com as 5 principais dicas para as operações de descarga de combustível. Para os mais experientes no ramo vale a pena lembrar, para os novatos são recomendações de extrema importância. Acompanhe.

1. Treine os funcionários para a descarga de combustível

A educação é uma das principais maneiras para os empresários e empreendedores obterem sucesso em suas organizações. Portanto, investir em treinamentos dos funcionários é uma das principais atitudes que um empresário toma em uma empresa. Tenha em mente que será um gasto sem retorno.

Contrate consultorias com profissionais de renome do setor para ministrar campanhas, cursos e palestras em seu posto de combustível. Se tiver dúvidas sobre quem contratar, busque informações no seu sindicato.

2. Verifique os compartimentos

Verifique, logo na chegada do caminhão da distribuidora em seu posto de combustível, se todos os compartimentos do veículo estão devidamente lacrados com os selos originais da empresa fornecedora. Saiba que não podem estar quebrados ou adulterados. Caso observe alguma irregularidade não inicie a descarga e nem perca tempo com isso.

3. Observe a capacidade do caminhão

Observe por meio das setas indicativas a capacidade do caminhão, veja também se ele é compatível com a quantidade de combustível que será fornecida. Após a descarga, verifique se o tanque ficou totalmente vazio.

O colaborador que estiver acompanhando a descarga deve portar todos os equipamentos de proteção individual. Peça para que ele utilize uma lanterna a prova de explosão para inspecionar se não ficou nenhuma quantidade de produto para trás, pois cada litro de combustível deixado no caminhão equivale a dinheiro a menos para o seu posto.

4. Analise a documentação

Faça uma análise criteriosa da documentação apresentada pelo funcionário da distribuidora. Verifique se as informações são compatíveis com o seu pedido e com a legislação vigente. A nota fiscal deverá conter, no mínimo, os dados do seu posto de combustível, o nome do motorista, a placa do caminhão, a data de validade e a quantidade do produto.

5. Retire amostras do produto

O ideal é que o seu colaborador, com a presença do motorista da distribuidora, faça a retirada de amostras para análise do produto que é fornecido. Caso opte por não fazer os testes nessa descarga, preencha o formulário de conformidade. Contudo, com isso, você assumirá todas as informações constantes na documentação.

Essas são as principais dicas para uma descarga de combustível segura. Esteja ciente que o posto de combustível e o seu fornecedor são responsáveis pelo produto que entregam para os usuários. Em casos de adulterações, ambos poderão responder civil e criminalmente ao serem acionados pela justiça. Então, evite prejuízos para a sua marca, siga as nossas recomendações.

Agora que conhece as melhores dicas para descarga de combustível, continue no blog e fique por dentro de como fazer a prevenção de riscos com benzeno.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!