Descubra 9 motivos para se associar ao sindicato

Apesar de exercer a sua atividade profissional de forma individual, o trabalhador que naturalmente pertence a uma categoria formada por seus pares também pode, a partir dessa coletividade, adquirir benefícios e vantagens bastante relevantes ao se associar ao sindicato.

Uma associação sindical oferece ao trabalhador ou à empresa uma rede de benefícios individuais e vantagens para o desenvolvimento da sua própria profissão. Grande parte das empresas e da PEA (População Economicamente Ativa) do país já despertaram para a importância desses grupos e dos benefícios adquiridos na associação.

No Brasil, já são mais de 16,9 milhões de sindicalizados segundo os números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE em 2016, o que representa quase 12,1% da população. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os 9 principais motivos para se associar ao sindicato?

1. Garantia de respaldo jurídico

Uma das melhores maneiras que um sindicato tem para zelar efetivamente por seus associados é por meio do respaldo jurídico que proporciona à sua categoria.

Seja em questões trabalhistas, negociações de litígios, representação profissional em negociação com setores governamentais ou privados, um sindicato sempre atuará na proteção do interesse daqueles a quem representa, assumindo a liderança em negociações coletivas.

Para isso, a sua atuação pode ser direcionada tanto para a orientação legal direta dos trabalhadores em casos específicos ou coletivamente para garantia de direitos adquiridos.

2. Acesso a descontos

Outra função importante recebida ao se associar ao sindicato é a manutenção de programas de convênios que visam proporcionar vantagens econômicas aos seus associados e à categoria como um todo.

Esse é um item importante para ser levado em consideração, pois são benefícios que extrapolam o exercício da função ou da categoria propriamente dita, transpondo as vantagens sindicais para outros aspectos importantes da vida dos associados, como em educação, saúde, lazer, alimentação etc.

São descontos permanentes ou temporários, promoções e demais ações pontuais que são promovidas de maneira constante em benefício dos associados.

3. Oportunidades de cursos e treinamentos

O aprimoramento profissional a quem se associar ao sindicato pela correta atuação profissional da categoria como um todo é outra grande vantagem dessas associações.

Esses serviços são oferecidos de maneira gratuita e podem abordar desde temas mais técnicos, estritamente relacionados à profissão, até outros mais abrangentes e complementares que proporcionam melhor formação e bem-estar em outras áreas igualmente importantes, como saúde pessoal, aprendizado de idiomas ou motivacionais.

4. Fontes de informação

Na era da informação, o acesso a conteúdo de alta qualidade e em primeira mão representa vantagem competitiva para as empresas. Os sindicatos geralmente são as fontes primárias de informações sobre um setor, sendo referência para o conhecimento sobre tudo o que acontece em uma indústria.

Por meio deles é possível que os associados acompanhem o desempenho do mercado e tenham fácil acesso aos principais indicadores setoriais, boletins informativos e demais estudos sobre temas do interesse da indústria, contando com sólidos subsídios para a tomada de decisões, no âmbito empresarial ou do trabalhador profissional.

5. Auxílio na luta pelos direitos do trabalhador

Seja por desconhecimento, seja na busca por acumular mais dinheiro, muitas empresas acabam tomando atitudes que prejudicam o trabalhador de alguma forma. Para evitar essas situações, além de lutar por regulamentos e leis que beneficiem a classe operária, o apoio aos sindicatos é muito importante.

Além disso, é possível buscar auxílio com os sindicatos para tirar dúvidas sobre seus direitos, bem como entender o que pode ou não fazer dentro da sua profissão para continuar em conformidade com a lei ou usá-la para reparar injustiças e atividades ilícitas.

6. Possibilidade de negociações coletivas

Os sindicatos também estão presentes em negociações coletivas em reivindicações dos empreendedores e funcionários públicos/privados, além de atuarem ativamente na pressão para aprovação de projetos de lei que beneficiem essas pessoas.

Além disso, as entidades que auxiliam empreendedores conseguem ter um melhor diálogo com sindicatos que cuidam dos trabalhadores ou instituições de outros setores. Assim, é possível chegar a um consenso ou uma solução de conflito que seja benéfica para todos os lados.

7. Aumento da força da categoria

A união dos sindicatos e trabalhadores de determinada classe faz com que toda a categoria se fortaleça e seja mais organizada, já que poderão planejar melhor o que deve ser adicionado ou implementado na legislação atual para que se tenha uma profissão mais digna.

Não apenas a categoria é fortalecida externamente, mas os sindicatos também oferecem uma série de facilidades para empreendedores, como serviços de assessoria, oferecimento de workshops e palestras sobre a área de atuação, dentre outras.

8. Ganho de proteção

Em caso de algum problema trabalhista, é possível contar com o sindicato para ajudar a mediar a situação, fazendo com que a ação termine judicialmente favorável ao empreendedor, além de reduzir os seus custos com a ação.

Além do suporte frente aos órgãos de justiça e outros sindicatos, as associações também auxiliam financeiramente o empreendedor, custeando ônus, transporte e outras despesas que podem aparecer durante ou após a resolução de um trâmite legal.

9.  Possibilidade de integração e troca de experiências

Sendo membro de um sindicato, empresários e trabalhadores podem usufruir de uma rede de contatos de alto nível para assimilar insights e boas práticas às suas atividades. O network é composto, além de outros empresários, por federações de nível estadual e federal, universidades e outras instituições.

No caso de empresas sindicalizadas, ainda existe a possibilidade de compras coletivas e aumento do poder de negociação com fornecedores de insumos, gerando redução de custos. A integração dos sindicatos torna rápida a identificação de riscos e oportunidades potenciais, proporcionando aos associados a melhora do ambiente de negócios.

Quais os benefícios de se associar ao Minaspetro?

O Minaspetro é uma associação com 60 anos de história. Ao afiliar-se, você receberá uma série de benefícios como uma assessoria comercial e assistência jurídica, fazendo um acompanhamento completo do caso e custeando gastos com advogados e ônus.

Além disso, a sede do Minaspetro conta com um grande salão de festas e auditório, nos quais podem ser feitas palestras, workshops ou ministração de cursos que visem profissionalizar ou atualizar os profissionais da área, ganhando assim um maior destaque no mercado.

Para que o empreendedor não seja pego de surpresa por alguma nova lei, o sindicato conta com circulares constantemente atualizadas que ajudam o profissional a se atualizar juridicamente, além de elucidar sobre outros assuntos pertinentes à categoria.

Se associar ao sindicato é também ter acesso a treinamentos, convênios e suporte desde a abertura do posto até orientações nas áreas comercial, ambiental, jurídica e trabalhista.

Agora que as vantagens da filiação estão mais claras, a decisão por se associar ao sindicato também é facilitada. Se você atua como revendedor de combustíveis no estado de Minas Gerais, o convidamos a conhecer o Minaspetro.

Então, o que está esperando? Entre em contato conosco agora mesmo e potencialize o sucesso da sua empresa!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!